Porto Recicla Óleo

Por Alanna Mendes Saraiva / ARPN

Capturar.PNG

O projeto Porto Recicla Óleo foi implantado no município de Porto Nacional em Agosto de 2021 através do Termo de cooperação firmado entre a prefeitura e a Granol. Esse projeto visa realizar o trabalho de sensibilização da população portuense, dando ênfase às donas de casa e proprietários de lanchonetes e restaurantes geradores de resíduos oleosos.

Através desse projeto pretende-se destinar corretamente os resíduos oleosos (OFU – Óleo de Fritura usado), evitando a contaminação do solo, das águas subterrâneas, dos rios e lagos, dentre outros prejuízos ambientais.

Desde a implantação do projeto muitas conquistas podem ser elencadas, como a criação de uma barraca de troca de óleo na feira do produtor, todas as quartas feiras, dando opção a população de fazer rotineiramente a troca dos resíduos oleosos gerados, como o vínculo entre os comerciantes do gênero alimentício e a Agência de Regulação e Meio Ambiente, para que houvesse a periodicidade de troca de óleo, evitando assim o descarte inadequado em pias ou diretamente no solo.

Posteriormente, percebeu-se a necessidade de estender o projeto para Luzimangues, distrito de Porto Nacional. Assim como acontece na sede, todas as quartas feiras é montada uma barraca na feira municipal de Luzimangues, abrindo o espaço para que a comunidade venha a destinar seus resíduos oleosos de forma correta.

Capturar1

WhatsApp Image 2021 12 09 at 08.54.18111