Alunos do 5º ano de três escolas municipais são premiados em final de concurso

Projeto “Conscientização na ponta do lápis — Dengue zero” enfatiza a compreensão de ações preventivas contra a doença

Por Kaline Lima/Secom de Porto Nacional

conscientização na ponta do lapis foto 1

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A final do projeto “Conscientização na ponta do lápis — Dengue zero” aconteceu hoje, 09, no auditório do prédio da Infraestrutura e premiou alunos do 5º ano de três escolas municipais. Os finalistas foram Marcus Antônio Ribeiro da escola Elisa Lopes em Escola Brasil, Yakene de Sousa da escola Generosa Pinto e Ana Vitória Bento da escola Drº Euvaldo Thomaz ocupando respectivamente o pódio de primeiro, segundo e terceiro lugar. 

O objetivo do programa foi envolver a comunidade escolar para o fortalecimento do bem-estar coletivo, mobilização nos territórios, conscientizar os alunos da importância da prevenção e cuidados contra o mosquito Aedes aegypti. A conscientização contra a dengue é essencial para prevenir surtos epidêmicos, proteger a saúde pública e promover a responsabilidade individual e coletiva na prevenção da doença.

A secretária de Saúde Cristiane Nunes esteve presente no evento e destacou o entendimento dos alunos. “Essa integração entre secretaria de Saúde e secretaria de Educação é muito louvável para nós que fazemos o papel de prevenção e promoção. Quero deixar meus cumprimentos às escolas participantes e parabenizar todos os alunos. É muito importante ter esse conhecimento e levar esses ensinamentos para o nosso dia a dia é muito valioso”, afirmou Cristiane. 

projeto de saude

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A coordenadora do programa Saúde na Escola, Leonesia Ribeiro, foi uma das idealizadoras do projeto no município, destacou sobre a ação. “Como todos sabemos, a dengue é um problema grave que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, causando sofrimento e, em alguns casos, até mesmo a morte. Eu mesma já estive do lado de lá, já fui vítima e hoje, vejo que através da educação, prevenção e ação coordenada, podemos fazer a diferença significativa na luta contra essa doença” pontuou a coordenadora. 

O aluno Marcus Antonio Ribeiro, vencedor do concurso, agradeceu. “Eu sou aluno da escola Elisa Lopes de Escola Brasil e estou muito feliz em ter sido o ganhador desse concurso, obrigado a todos por escolher minha redação”, pontuou Marcus Antônio. 

O projeto contou com o apoio da Universidade Federal do Tocantins — UFT, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos — ITPAC e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins — IFTO.