Célio Pedreira agracia 38 ª Semana da Cultura de Porto Nacional com palestra sobre Eli Brasilense – o maior romancista goiano

celiopedreira

A 2ª Feira Literária Portuense -  FLIP, que agrega atualmente a 38ª Semana da Cultura, teve nesta edição um grande nome da literatura nacional: Eli Brasiliense, sendo homenageado como patrono nacional deste evento que começou dia 19 de junho, e que se encerra na noite deste domingo.

E, diga se de passagem que ele nasceu quando Porto Nacional, chamava Porto Real, num Tocantins que pertencia ao Estado de Goiás.

O penúltimo dia da 38ª Semana da Cultura, na noite do último sábado, 22, foi presenteada com a palestra “Eli Brasiliense, o Patrono Nacional da 2ª FliP”, apresentada pelo poeta e médico  Raimundo Célio Pedreira, que fez o tom de abertura da noite literária e cultural.

Célio Pedreira que também é integrante da Academia Tocantinense de Letras e presidente da Academia Portuense de Letras explanou a vida e obra literária de Eli Brasiliense.

“Nessa noite eu queria dizer a vocês, que no ano de 1980, portanto há 39 anos, foi aberta a Biblioteca Municipal de Porto Nacional Eli Brasiliense. E com grande alegria que o poder público anuncia a abertura da biblioteca para os seus 40 anos, em 2020. Nós teremos a Biblioteca Eli Brasiliense dignamente reerguida e preservada”, destacou o poeta Célio Pedreira.

Texto: Jornalista Luciana Macedo

Fotos Dornil Alves/ Rodrigo Alves