Igreja Metodista de Porto Nacional traz “Projeto Sombra e Água Fresca” para a 38ª Semana da Cultura

WhatsApp Image 2019 06 21 at 22.53.24

O prefeito Joaquim Maia, acompanhado da Articuladora do Selo UNICEF e primeira-dama, Aline Maia e da deputada federal professora Dorinha prestigiaram a abertura do estande do “Projeto Sombra e Água Fresca” na 38ª Semana da Cultura. O Projeto, que é idealizado pela Igreja Metodista de Porto Nacional, e desenvolvido pela congregação do setor Brigadeiro Eduardo Gomes, atende 75 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Projeto celebrará um ano de existência, no município, no dia 27 de julho.

WhatsApp Image 2019 06 21 at 22.53.12

A grande proposta é que as crianças e os adolescentes tenham melhores condições de vida, para o pleno desenvolvimento como cidadãos de direitos e deveres. O Projeto é uma organização para desenvolver atividades socioeducativas como uma alternativa às ruas e às situações de risco. Frutos estão sendo produzidos na vida de milhares de crianças, que nos projetos locais, são bem-vindas, ouvidas, abençoadas, curadas e envolvidas na construção de um mundo melhor.

WhatsApp Image 2019 06 21 at 22.53.15

Aos sábados, das 15 às 18 horas, a Igreja Metodista do setor Brigadeiro desenvolve diversas atividades para as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, já cadastrados no programa. O xadrez, atletismo, capoeira, violão, guitarra, e a educação cristã são ofertados para os alunos, bem como, brincadeiras como o futebol, vôlei, e com garrafas peti. As crianças e adolescentes já saem da igreja alimentados natural e espiritualmente. A igreja está aberta para quem quiser ser parceiro dessa grande obra.

WhatsApp Image 2019 06 21 at 22.53.10

O prefeito Joaquim Maia, a primeira-dama, Aline Maia e a deputada federal professora Dorinha ficaram encantados com a iniciativa da igreja e com a grandeza do projeto.

“Em breve faremos uma visita a essas crianças, para acompanhá-las e às suas famílias também. O acolhimento é de extrema importância, ainda mais nessa fase da vida”, disse Aline Maia.

WhatsApp Image 2019 06 21 at 22.53.17

A Igreja vem despertando sentimentos de alegria, esperança e fidelidade ao compromisso missionário cristão junto a esse público, nas diversas regiões do país. A Igreja Metodista no Brasil reconhece e prioriza a criança em suas ações pastorais e ministeriais, unindo esforços com outras igrejas e organizações, a fim de garantir a todos os menores, proteção da saúde física, mental, emocional, moral e espiritual.

WhatsApp Image 2019 06 21 at 22.53.15

“Grande parte da população brasileira vive desassistida e relegada à miséria. Nossa missão é testemunhar o amor de Deus através de ações concretas que promovam um futuro melhor para todos. Jesus priorizou as crianças, e essa prioridade se cumpre quando crianças e adolescentes são acolhidas em uma comunidade, onde podem brincar, se divertir e ter a oportunidade de desenvolver seu caráter e os valores cristãos”, disse a pastora Seila Rejane, responsável pela congregação do Brigadeiro.

Projeto Sombra e Água Fresca

Implantado no Brasil em fevereiro de 2000, vem se consolidando nesses 18 anos de ação, como uma rede de projetos desenvolvidos por igrejas locais e instituições que, fiéis aos princípios cristãos e a sua identidade metodista, desenvolvem ações baseadas no entendimento de que é também de sua responsabilidade, o cuidado e a orientação da criança “no caminho em que deve andar”.

As instituições são desafiadas a organizar atividades extraescolares para esse público, contribuindo para o pleno desenvolvimento físico, intelectual, emocional, espiritual e social dessas pessoas.

WhatsApp Image 2019 06 21 at 22.53.18

WhatsApp Image 2019 06 21 at 22.53.23

Simbolismo

“Sombra e Água Fresca” significa espaço para vivência de direitos, lugar de acolhimento, afeto, cidadania e educação integral; espaço das coisas boas do Reino de Deus.

As raízes da árvore que simboliza o Projeto Sombra e Água Fresca são a compreensão metodista do Evangelho, e a ênfase que dá ao desenvolvimento educacional holístico das crianças.

O tronco da árvore é constituído por dedicados e comprometidos membros das igrejas locais e outros voluntários, treinados pela liderança regional e nacional do Projeto. A seiva da vida que flui dessa árvore é a metodologia que cria espaço para que crianças e adolescentes sintam e queiram pertencer a essa comunidade.

Os frutos são a educação cristã, o reforço escolar, o esporte e lazer, a cultura e expressão artística, saúde integral, cidadania e inclusão digital.

Texto: Umbelina Costa

Fotos: Dornil Sobrinho