Prefeito Joaquim Maia lança 38ª Semana da Cultura e 2ª FLIP

WhatsApp Image 2019 05 24 at 09.44.03

Na última sexta-feira, 24, o prefeito Joaquim Maia lançou a 38ª edição da Semana da Cultura e a 2ª Feira Literária Portuense (FLIP). Os eventos acontecem de 19 a 23 de junho, no Espaço Cultural Beira-Rio. A cerimônia, que é promovida pela Secretaria da Cultura e do Turismo (Secult) do município, teve o Museu Histórico da cidade como palco principal. A pasta é gerida pelo secretário, poeta, escritor e produtor cultural, Arnaldo Bahia.

WhatsApp Image 2019 05 24 at 09.45.00

Neste ano, a Semana terá quatro espaços recheados de eventos artísticos, culturais e literários que serão abertos a todos os portuenses e visitantes. Para deixar o evento ainda mais interativo estão previstos mais de 15 shows, 5 saraus, 8 exposições, 13 palestras, 12 manifestações culturais, 71 lançamentos de livros. Todos inclusos na vasta programação cultural.

A apresentação da programação foi realizada pelo secretário Arnaldo Bahia e pelo coordenador da Cultura, Fábio Barbosa. Durante a cerimônia foram apresentadas a marca da Semana da Cultura, a programação completa com cada espaço detalhado, o conceito e os nomes dos escritores homenageados.

Caracterizando o ato cultural que vai contagiar o público durante cinco dias, o secretário da Secult convidou os presentes para fazerem a “batida do pilão”, uma performance simbólica à paçoca de carne seca feita na tradicional mão de pilão. Um verdadeiro patrimônio cultural e gastronômico nacional, presente em mesas de quase todas as regiões do Brasil.

WhatsApp Image 2019 05 24 at 09.44.11

WhatsApp Image 2019 05 24 at 09.44.06

WhatsApp Image 2019 05 24 at 09.44.08

WhatsApp Image 2019 05 24 at 09.44.12

Para o secretário municipal da Cultura e do Turismo, o evento foi construído de forma participativa com as demais pastas e instituições. “A Semana da Cultura acontece desde os anos 80, com o intuito de resgatar, incentivar e divulgar o potencial artístico e cultural da região” observou Arnaldo Bahia.

WhatsApp Image 2019 05 24 at 09.44.14

Dezenas de pessoas participaram do lançamento, como a primeira-dama Aline Maia, secretários municipais, vereadores, homenageados, expositores, representantes de instituições públicas e privadas, entidades parceiras, e diversas personalidades ligadas à cultura portuense.

WhatsApp Image 2019 05 24 at 09.44.59

Para Joaquim Maia a Semana da Cultura é da altura “da nossa gente”, grande, salientando a importância do evento para o desenvolvimento da cultura no município. “A 38ª Semana da Cultura e a 2ª FLIP significam um momento de expressão muito forte, onde podemos demonstrar toda força cultural de Porto Nacional”, destacou o Prefeito.

“A Semana da Cultura pra Porto Nacional é muito mais que um simples evento. É quase um patrimônio cultural da cidade. Todas as iniciativas tem um grande significado, que é do tamanho do contexto cultural que a cidade possui. Uma riqueza do povo, junto com os valores, crenças, danças, comidas, gastronomia, músicos, pintores, e todos os artistas. Nós temos um universo cultural vasto”, analisou o poeta e médico portuense, Célio Pedreira que prestigiou o lançamento.

O Museu Histórico de Porto Nacional é considerado referência regional por ter caráter democrático e consistência em sua programação cultural, que é cem por cento gratuita.

WhatsApp Image 2019 05 24 at 09.44.15

FLIP 2019

A segunda edição da Feira Literária portuense tem como patrono nacional Eli Brasiliense. Nasceu em Porto Nacional à época do Estado de Goiás, hoje Estado do Tocantins, em 18 de abril de 1915. Faleceu no dia 5 de dezembro de 1998 na capital goiana. Escritor, Romancista, Ensaísta e Jornalista, Eli Brasiliense entrou para a Academia Goiana de Letras em 1957, da qual foi presidente de 1961 a 1964.

Além dele, a FLIP  irá homenagear o portuense Edivaldo Rodrigues, que também é jornalista, além de historiador e escritor. Escolhido como patrono regional, ele prestigiou o lançamento do evento.

“Sinto-me prestigiado em estar aqui sendo escolhido como patrono. É um reconhecimento pelo trabalho literário que estamos fazendo há anos. Meu último livro falou muito alto sobre minha cidade. Agradeço aos meus amigos da Academia de Letras e Arte de Porto Nacional (ALAPORTO), bem como, à Prefeitura Municipal pela oportunidade de estar junto com os colegas escritores  mostrando que o município é fomentador de cultura”, enfatizou Edivaldo Rodrigues.

WhatsApp Image 2019 05 24 at 09.44.02

No roteiro de atrações, os visitantes poderão desfrutar de encontros, bate-papos e rodas de conversas com escritores portuenses e regionais.

Nos estandes participarão livrarias, editoras, escolas e instituições. Uma excelente oportunidade de se culturalizar. A edição 2019 terá uma programação robusta com autores de todos os gêneros literários e de diferentes gerações, integrando a programação.

São mais de 140 escritores; membros das Academias de Letras do Estado, além de 60 autores de obras que são lançamento. Haverá venda de livros.

A FLIP, porém, não se resumirá a matar a fome de livros. Entre uma programação e outra, os visitantes terão à disposição uma praça de alimentação com comidas e bebidas.

WhatsApp Image 2019 05 24 at 09.44.23

Comenda Dr. Francisco Ayres da Silva

Simboliza o maior reconhecimento aos serviços prestados por cidadãos à cidade de Porto Nacional. Dez ilustres colaboradores do município serão condecorados. A relevância da homenagem é a contribuição para o desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade. As comendas serão entregues pelo prefeito Joaquim Maia.

WhatsApp Image 2019 05 24 at 09.44.24

Texto: Jornalista Luciana Macedo