Prefeitura firma parceria com a Caixa Econômica Federal para desenvolvimento do agronegócio em Porto Nacional

A parceria vai facilitar o acesso ao crédito e geração de oportunidade de progresso para o pequeno, médio, grande produtor rural

foto reunião porto mais peixe 1

Reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS, nesta quinta-feira, 05.

Facilitar o crédito rural através do sistema de financiamento de empréstimos, com vistas à geração de oportunidade de progresso para o pequeno, médio, grande produtor e toda a população é um dos objetivos do projeto Porto Mais Peixe Brasil, que será implantado em Porto Nacional, por meio de parceria com a Caixa Econômica Federal – CEF. O anúncio foi feito durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS, nesta quinta-feira, 05, no anexo II da administração municipal, com a presença do prefeito Ronivon Maciel e do superintendente da Caixa Econômica Federal, Vandeir da Silva Ferreira.

Durante a reunião, o prefeito Ronivon Maciel demonstrou empolgação com a iniciativa e disse que “a Caixa Econômica Federal é e sempre será parceira do produtor rural no que tange a emprestar recursos para fomentar o agricultor. Como Prefeito estou muito contente com mais essa opção que o Banco está ofertando aos produtores, temos grande compromisso, carinho e consideração com o produtor rural de nossa cidade”, afirmou.

foto reunião porto mais peixe 2

Ronivon Maciel anunciou que a prefeitura dará todo suporte para auxiliar os produtores na busca de recursos

Segundo o prefeito, a prefeitura dará todo suporte no sentido de disponibilizar uma equipe técnica para auxiliar os produtores na busca de recursos, além disso, será instalado um ponto de apoio da CEF dentro da Secretaria da Produção para facilitar o acesso dos mesmos aos serviços ofertados”, declarou.

De acordo com o superintendente da Caixa Econômica Federal, as linhas de créditos disponíveis são para o custeio agrícola e pecuário para produtores rurais de todos os portes, sendo até R$ 250 mil para a Agricultura Familiar – Pronaf, com 14 meses de carência e taxas de juros a partir de 3% a.a. Até R$ 1,5 milhão para os Médios Produtores-Pronamp, com até 24 meses e taxas de juros a partir de 4,5% a.a, e até R$ 3 milhões para os demais Produtores - Custeio Empresarial – em até 24 meses e custeio de 6,5% a.a.

A presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Luciana Pereira da Silva, falou sobre as especificidades do Porto Mais Peixe Brasil. “Esse projeto não é voltado apenas à piscicultura como o nome sugere, ele abrange toda a agricultura familiar, todo o sistema econômico da agricultura familiar. Criação de gado, melhoramento dos pastos, avicultura, criação de suínos, toda produtividade relacionada à agropecuária. O projeto já é realidade em muitos lugares, e conta com a assistência Agro Caixa, Agropalmas-TO,  que é uma empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural-ATER, a qual tem o correspondente do agronegócio da Caixa Econômica Federal do Estado do Tocantins, Graciny Barbosa á frente dos trabalhos, dando condições para o desenvolvimento do agronegócio, tenho certeza que dará certo”, explicou.

Também participaram da reunião a presidente da câmara de vereadores, Rozângela Mecenas; o secretário municipal da produção, Alcides Serpa; a presidente do CMDRS, Luciana Pereira da Silva; o secretário executivo da secretaria municipal da produção, Geovane dos Santos; o secretário de governo, Silvaney Rabelo, o correspondente do agronegócio da Caixa Econômica Federal do Estado do Tocantins, Graciny Barbosa, a gerente do agronegócio das regiões, TO e MA e norte de Goiás, Mariana Nóbrega, representantes do Sindicato de Produtores, representantes de associações dos produtores e da agricultura familiar e representantes da colônia de pescadores.

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Dornil Sobrinho