Prefeitura de Porto Nacional veste a camisa e se prepara para a Caminhada Passos que Salvam

Todos na luta contra o câncer infanto-juvenil

Todos em direção à cura do câncer infanto-juvenil – um simples passo pode salvar vidas. Esta é a campanha do Hospital de Amor, que busca a conscientização de todas as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Maior é a chance de conseguir que o tratamento seja eficaz, podendo alcançar até a cura. Assim, engajada nessa causa tão importante, a Prefeitura de Porto Nacional se prepara para a grande caminhada “Passos que Salvam”, que acontecerá no dia 24 de novembro, domingo, às 8 horas da manhã, com concentração na Praça do Centenário. As famílias portuenses estão convidadas a participar.

Famílias inteiras vestindo a camisa do Hospital de Amor

Haverá brincadeiras com as crianças, zumba com os professores Ramon e Lucília, mesa de frutas e palestra sobre os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil. Os kits contendo camiseta, sacochila e boné estão à venda nas lojas Bolos do Cerrado e Café Du Porto. Adquira o seu e contribua com o Hospital de Amor!

Crianças e adolescentes também estão engajados na causa

A caminhada sairá da Praça do Centenário e passará pelas Ruas Antonio Aires Primo e Frederico Lemos, depois pelas Avenidas Luís Leite Ribeiro e Presidente Kennedy, finalizando na Praça do Centenário.

Participe da grande caminhada Passos que Salvam no dia 24 de novembro

Pais e professores fiquem alertas!

Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento, com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, medo do diagnóstico e desinformação dos médicos.

Algumas vezes o diagnóstico é feito tardiamente, porque a apresentação clínica e as características de determinados tipos de tumores podem não diferenciar muito de doenças comuns na infância. Por isso, o conhecimento acerca do câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido.

Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores. Estima-se que as taxas de cura variam de 0 a 60% em países menos favorecidos, mas que poderiam chegar a 80-90% se diagnosticadas precocemente, e tratadas em hospitais especializados, como acontece em alguns centros internacionais. A maioria dessas crianças terá vida normal após o tratamento adequado.

Os primeiros sintomas do câncer infanto-juvenil

Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer, portanto fique atento se a criança apresentar: dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem; dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças; manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas; aumento de tamanho da barriga; e um brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

Com o diagnóstico precoce as taxas de cura podem chegar de
80 a 90%.

Leucemias, Tumores do Sistema Nervoso Central, Linfoma Não Hodgkin, Neuroblastoma, Tumor de Wilms, Sarcomas de Partes Moles, Tumores Ósseos, Retinoblastoma, Doença de Hodgkin.

DSC 0620000

Dra Célia Bastos Amorim, Pediatra