Cobertura de saúde das crianças no Bolsa Família em Porto Nacional é superior à média do país

Município está quase 14 pontos percentuais acima da média nacional; Ministério de Desenvolvimento e Combate à Fome ressalta resultado

Por Anne karianny Moreira /Secretaria Municipal de Comunicação

subdani

Foto: Divulgação Secom Porto Nacional

Porto Nacional está entre as cidades do Tocantins com melhor índice de acompanhamento de saúde das crianças cujas famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família chegando a quase 70%. Com isso, também está bem acima da média nacional que é de 55,4%.

O acompanhamento de saúde refere-se ao índice de crianças de 0 a 7 anos que estão vacinadas e possuem acompanhamento nutricional. Essa taxa compreende as famílias que residem em Porto Nacional e seus distritos e recebem o Bolsa Família.

assite

Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

“Ao transferir renda nós também viabilizamos a ampliação do acesso à direitos sociais básicos, como saúde e educação”, afirma a diretora do Departamento de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Eutália Barbosa. A diretora ressalta que se há investimento em educação, saúde e acompanhamento familiar, estaremos contribuindo para que as próximas gerações rompam com o ciclo de pobreza e desproteção. Segundo ela, Porto Nacional tem conseguido expandir o seu trabalho na área, com um bom índice de cobertura de saúde das crianças. “Vemos uma cidade que faz o seu dever de casa”, ressalta.

O prefeito Ronivon Maciel comemora o resultado, mas pontua que é necessário chegar mais longe. “Queremos que 100% das nossas crianças em situação de vulnerabilidade social tenham essa atenção na área da saúde e educação, pois são áreas vitais para que elas consigam ter uma vida com mais qualidade e oportunidades”, frisa. Ronivon destaca que os números mostram o comprometimento da gestão em continuar trabalhando para que mais famílias tenham seus direitos garantidos.

fchgraçD

Foto: Divulgação Secom Porto Nacional

Bolsa Família

O Programa Bolsa Família atende cerca de 18 milhões de alunos da educação básica (4 a 17 anos) e beneficia mais de 21 milhões de famílias, com transferência direta de recursos. Em Porto Nacional, a quantidade de pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família é de quase 16 mil.

O programa atende famílias com renda per capita mensal de até R$ 218,00 com transferência direta que varia de R$ 600,00 a aproximadamente R$ 1.500,00. A intenção é combater a pobreza e melhorar a vida das gerações futuras pelo acompanhamento da frequência escolar, da agenda de saúde e a partir de ações que serem mais direitos e oportunidades.