Agosto Lilás: Secretaria de Assistência Social e Habitação realiza em Porto Nacional evento de encerramento da campanha de combate à violência contra a mulher

A ação reuniu autoridades, movimentos sociais e a sociedade portuense

trsaghhhwsujksty

Foto: Divulgação/Secom Porto Nacional

Finalizando as programações do Agosto Lilás, mês alusivo a Conscientização Pelo Fim da Violência Contra à Mulher, a Prefeitura Municipal de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, realizou nesta quarta-feira, 30, uma mobilização na Praça do Centenário, onde autoridades, movimentos sociais e mulheres de todo o município estiveram presentes.

Emocionada, a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Keila Viana, disse: “Essa é uma causa nobre, por isso convido todos a abraçarem essa missão, às mulheres que sofrem qualquer tipo de violência estejam cientes que não estão sozinhas, contem conosco”, finalizou.

hsgytshhs

Foto: Divulgação/Secom Porto Nacional

O prefeito Ronivon Maciel esteve presente no local e destacou em sua fala: “Estamos reunidos com toda a sociedade, os movimentos, todos imbuídos nessa causa para combatermos essa dura realidade. Nosso intuito é avançarmos, para que não apenas a nossa querida Porto Nacional seja um modelo no combate à violência contra a mulher, mas todo o Tocantins e o nosso país”, frisou.

Janaina Rodrigues Ramos, moradora de Porto Nacional, ex-dependente química, conta que passou por diversos tipos de violência e que por conta disso considera muito importante essas iniciativas vindas do poder público. “Essas ações para tirar das ruas e situações de vulnerabilidade tantas mulheres que enfrentam esses problemas são cruciais, não somos invisíveis, fico feliz com esse olhar sensível da gestão municipal”, pontuou.

Adélia Martins, Presidente do Coletivo Mulheres em Movimento, ressaltou em entrevista: “estamos todas reunidas hoje no encerramento do Agosto Lilás por entendermos que só com muita união é que conseguiremos ampliar o debate acerca desse assunto. Entregamos um requerimento ao prefeito Ronivon Maciel, onde fizemos algumas reivindicações. Dentre as reivindicações estão a construção do Centro de Referência da Mulher, uma Delegacia da Mulher aberta 24 horas, e uma ronda Maria da Penha na cidade. Entregamos esse documento assinado pelas integrantes de todos os coletivos. Ressalto, parem de nos matar, chega de tanta violência”, concluiu.

CANAIS DE DENÚNCIAS
As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo ligue 180, que presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência
contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.
O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.
Órgãos para denúncia:
Delegacia da Mulher - Ligue (63) 3363-1682