Palestra alerta sobre violência doméstica e apresenta ferramentas de denúncia

A ação faz parte da Campanha Agosto Lilás, e aconteceu na Defensoria Pública

25 08 2022 09 22 55

Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Na tarde desta quarta-feira, 24, foi realizada uma palestra em alusão ao Agosto Lilás, campanha de combate à violência contra a mulher. A ação aconteceu na 2ª Defensoria Pública de Família, Infância e Juventude de Porto Nacional e teve o intuito de destacar os meios de denúncia para esse tipo de violência.

A defensora pública, Elisa Maria Pinto de Souza Falcão Queiroz, foi a ministrante da palestra. Durante a sua fala, Elisa apontou os tipos de violências praticadas contra as mulheres, como é realizada a abordagem e o acolhimento das vítimas, bem como os meios de denúncia.

"O que a gente mais ouve falar é da violência física e, muitas vezes, temos a impressão errada de que só devemos procurar a rede quando sofremos esse tipo de agressão. Mas, há também outras formas de violência, como a psicológica, e temos o direito de procurar as autoridades também nesses casos", esclarece a defensora.

O público participante da palestra foram mulheres do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) , sendo esse o principal serviço ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Elas também puderam tirar duvidas, teve apresentação musical ao vivo, lanche e muita descontração.

25 08 2022 09 23 26

Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A Coordenadora de proteção social básica, Alba da Costa Azevedo, reforçou a importância dessa parceria entre a Prefeitura e a Defensoria para o sucesso da campanha. “Essa parceria é tão importante, pois tem como objetivo reforçar o enfrentamento da violência contra as mulheres e apresentá-las nessa visita as instituições de apoio as mulheres vítimas de violência doméstica e esclarecimentos quanto à prevenção, combate, meios de denúncias, acolhimento e garantia de direitos”. Alba reforçou ainda que esse é um problema estrutural que envolve diversos setores da sociedade e da comunidade. “Essa Campanha requer uma atuação conjunta para tentar minimizar os casos de violência contra a mulher”.

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria de Habitação e Assistência Social, está realizando diversas ações na cidade, distritos e demais regiões durante todo o mês de agosto com o objetivo de alertar e informar as mulheres sobre o tema.

Por: Anne Karianny Moreira