PREFEITURA DE PORTO NACIONAL ENTREGA KITS DE ALIMENTOS ÀS FAMÍLIAS RURAIS DO MORRO DA ESTRELA

A ação foi realizada pela Prefeitura de Porto Nacional por intermédio das Secretarias da Produção e Assistência Social, em parceria com o Governo do Tocantins, Ruraltins e Prefeitura de Nova Rosalândia.

WhatsApp Image 2021 07 06 at 18.52.35

Com intuito de complementar a segurança alimentar e nutricional das famílias rurais impactadas pela pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Porto Nacional por intermédio das Secretarias da Produção e Assistência Social, em parceria com o Governo do Tocantins, Ruraltins e Prefeitura de  Nova Rosalândia, entregou kits de alimentos às vinte e três famílias do assentamento Morro do Estrela.

Segundo a Superintendente da Assistência Social, Karita Coelho Noleto, a segurança alimentar é o direito de todos ao acesso regular à alimentação de qualidade, sem comprometer as outras necessidades essenciais da pessoa. Por isso, a ação de distribuição de alimentos se faz necessária enquanto garantia dos direitos previstos na constituição federal e das legislações inerentes à assistência social.

WhatsApp Image 2021 07 06 at 18.52.35 1

“Um dos desafios da secretaria atualmente é a busca ativa dos grupos que vivem em situação de vulnerabilidade social na zona rural, para inseri-los nos atendimentos da proteção social ofertada pela política de assistência social”, explica a superintendente.

Maria Joana Pereira Batista é Agente Comunitária da região e frisou a importância das entregas das cestas básicas, “há anos era um lugar esquecido, agora percebemos pelas ações que esta gestão estamos realmente amparados e assistidos”, contou a moradora.

WhatsApp Image 2021 07 06 at 18.52.35 2

A POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (PNAN)

Define segurança alimentar como a garantia de que as famílias tenham acesso físico e econômico regular e permanente a um conjunto básico de alimentos em quantidade e qualidade significantes para atender aos requerimentos nutricionais.

Por Dandara Maria Barbosa/Secom

Fotos: Dornil Sobrinhos