Prefeitura realiza testagem gratuita de DSTs e palestras educativas como forma de prevenção

Ação acontece amanhã, 7, na Praça do Centenário, a partir das 16h

trasiver

Card: Maykon Fernandes/Secom Porto Nacional

Visando a prevenção e minimizar os possíveis impactos do Carnaval na saúde pública, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará amanhã, 7, uma ação de testagem gratuita de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, distribuição de preservativos e palestras educativas. O encontro acontece a partir das 16h e segue até à noite, na Praça do Centenário.

A enfermeira Técnica Responsável pela Supervisão de indicadores e Ações, Lillian Carolyne, explica que houve um aumento no município dos casos de sífilis e, diante desse quadro, é necessário tomar medidas para minimizar o impacto, especialmente nesse período de Carnaval. “Essa intensificação é um alerta de Carnaval em que iremos realizar essas testagens em massa, além de poder participar de palestra gratuita com oportunidade de tirar dúvidas sobre sobre as doenças”, detalha a enfermeira.

Essa ação no centro da cidade é a primeira. Após essa campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde também estarão realizando os testes e distribuindo preservativos com atendimentos também durante o período noturno para atender as pessoas que trabalham em horário comercial. Nas UBS também serão realizadas vacinação, consultas médicas e outros atendimentos.