Prefeitura de Porto Nacional dá largada no mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti

Mosquito é transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya; cidade teve mais de 1 mil notificações dessas doenças em 2023

Por: Kaline Lima/Secom Porto Nacional

saudeaedesss

Foto: Dornil Sobrinho/Secom

A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Nacional realizou, na manhã desta terça-feira, 30 de janeiro, a abertura oficial do mutirão do mosquito da dengue. O evento aconteceu na UBS (Unidade Básica de Saúde) Viviane Pedreira, no setor Guaxupé, e tem como foco principal o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que é transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

Com o mutirão, a Secretaria da Saúde ampliará o ciclo de visitas constantes às residências da cidade, em busca da conscientização da população e da eliminação de pontos de água parada que possam servir como criadouro do mosquito.

A secretária de Saúde Cristiane Nunes reforçou que o combate tem que ser o ano inteiro. “O mutirão iniciou-se hoje, mas o combate tem que ser o ano inteiro, é importante que a população esteja trabalhando com a gente para combater esse mosquito. é imprescindível que a população limpe os quintais, retire água parada de vasinhos de plantas, garrafas e qualquer outro local que possa acumular. Combater a dengue é um trabalho de todos nós”, afirmou Cristiane.

Segundo dados da secretaria de Saúde, durante o ano de 2023 foram notificados 884 casos de dengue com 102 confirmados, 78 casos notificados de zika com 28 confirmados e 274 casos notificados de chikungunya com 98 confirmações.