Com apoio da senadora Dorinha, Prefeitura de Porto Nacional inaugura nova UBS em Luzimangues na segunda-feira, 29

Localizada no setor Boa Vista, a unidade tem capacidade de atender cerca de 2,3 mil pessoas por mês

Por Daniel Machado/Secom de Porto Nacional
alziraluzimangues

Foto: Daniel Ferreira/ Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional inaugura, na próxima segunda-feira, 29 de janeiro, em cerimônia às 8 horas, a UBS Alzira Batista Mendes, localizada no setor Boa Vista, em Luzimangues. A unidade reforça o sistema público de saúde do distrito e terá capacidade para atender cerca de 2,3 mil pessoas por mês. Somando obras e equipamentos, o benefício para a população do distrito custou R$ 1,25 milhão, em investimento feito com recursos do Ministério da Saúde destinados pela senadora Professora Dorinha Seabra, parceira do município.

Com duas equipes ESF (Estratégia Saúde da Família), a UBS funcionará das 7 horas às 19 horas, de segunda a sexta-feira. O local contará com consultas médicas, odontológicas, sala de vacina e atendimento de enfermagem, com quase duas dezenas de pessoas trabalhando.

“É uma satisfação enorme para a nossa gestão poder entregar um empreendimento desse porte para a população de Luzimangues. Estamos falando de mais de 2 mil pessoas que passarão a ter um atendimento de qualidade e perto da sua casa. Agradeço muito o empenho de todas para realizar essa obra e o apoio fundamental da senadora Professora Dorinha”, ressalta o prefeito Ronivon Maciel.

O evento de inauguração contará com a presença do prefeito, da senadora e de várias outras autoridades.

A secretária municipal de Saúde, Cristiane Nunes, destaca que a UBS terá um horário diferenciado, funcionando sem interrupções ao meio-dia. “Nós sabemos da necessidade da população do Boa Vista e de boa parte de Luzimangues e, por isso, optamos por fazer um horário estendido, facilitando a vida dos moradores”, pontua.

Já a senadora Professora Dorinha afirma que é uma honra muito grande poder, por meio do seu mandato, ajudar diretamente a população de Luzimangues com a melhora da saúde pública. "Sabemos que o grande aumento populacional do distrito cria a obrigação de ampliação dos serviços públicos. Entendemos a necessidade de Luzimangues e não podíamos nos furtar de ajudar. A assistência básica na saúde é fundamental para o bem estar da população”, frisa a senadora.

Alzira Batista

Falecida em maio de 2000, Alzira Batista Mendes, que dá nome à unidade, foi uma das primeiras moradoras da região de Luzimangues no já distante ano de 1988. Ainda criança, chegou em Porto Nacional em 1945. Em 1958, casou-se e, com muita luta, criou oito filhos.