Campanha ‘Janeiro Roxo’ é lançada em Porto Nacional

Campanha é voltada para a conscientização e tratamento da hanseníase 
 
Por: Kaline Lima/Secom Porto Nacional

 janeiroroxo24

     Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A abertura oficial da campanha “Janeiro Roxo” aconteceu hoje, 18, na Unidade Básica de Saúde - UBS, Eudoxia de Oliveira Negre, localizada no setor Novo Planalto. A campanha tem o foco total na conscientização, apoio e tratamento da hanseníase. 
As ações alusivas, acontecerão durante todo o mês de janeiro em Porto Nacional e nos distritos, e é importante conscientizar que a doença tem tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde - SUS de forma totalmente gratuita. Atualmente, o município atende 190 pacientes ativos.
Segundo a superintendente da Saúde Thayse Pereira o município conta com uma equipe completa e especializada para o tratamento. "Nossa equipe está totalmente capacitada para receber pacientes com sintomas da doença. Porto Nacional tem Serviço de Assistência Especializada - SAE que está preparado para atender a população. Além disso, é importante conhecermos o nosso corpo, ficar alerta a manchas indolores e que apareça de forma repentina, é importante observar os sinais”, afirmou a superintendente.

O que é hanseníase?
É uma doença infecciosa crônica causada pelo bacilo Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. Também é conhecida popularmente como lepra. A transmissão ocorre através das vias aéreas (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro) de pacientes sem tratamento. 
 
Sinais e Sintomas 

Manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato;
Formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores;
Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés;
Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;
Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;
Coceira ou irritação nos olhos;
Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.
 
Tratamento 
O tratamento é por meio de comprimidos que são fornecidos gratuitamente nas unidades de saúde. O tratamento cura a doença, interrompe a transmissão e previne incapacidades físicas, quanto mais cedo for iniciado, menores são as chances de agravamento da doença.