Dezembro Vermelho: maior Campanha de mobilização contra a AIDS e o HIV é realizada em Porto Nacional

Por: Mychelle Tauane/Secom Porto NacionalDezembro vermelho123                                                                                                                                           Foto: Rodrigo Alves

A Prefeitura de Porto Nacional abriu oficialmente as ações alusivas a campanha nacional “Dezembro Vermelho”, instituída pela Lei nº 13.504/2017, que marca uma grande mobilização em todo o país na luta contra o vírus HIV, Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A abertura aconteceu na manhã desta sexta-feira, 01, na Câmara Municipal de Vereadores e contou com palestras e orientações com o objetivo de chamar a atenção da população para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Durante todo o mês de dezembro, todas as unidades básicas de saúde deverão intensificar por meio da distribuição de preservativos, orientações, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, dentre outros. Todo o tratamento e medicação são oferecidos gratuitamente pelo SUS. As unidades de saúde também disponibilizam os principais métodos de prevenção: Além dos preservativos, a PrEP (profilaxia pré-exposição) é prescrita em todas as unidades de Atenção Primária do município.

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, participou da solenidade e na ocasião, falou sobre a campanha no município. “Durante todo o mês de dezembro, todas as ações que são realizadas durante todo o ano contra o HIV, serão intensificadas em todo o município por meio de palestras, rodas de conversas, dentre outros. Sabemos que essa doença não tem distinção e deixa pessoas sem chão e sem expectativas de vida. O serviço municipal de Saúde de Porto Nacional está à total disposição desses pacientes para tratar a doença com medicamento, acolhimento e acima de tudo, respeito”, destacou Ronivon Maciel.

Já a coordenadora do Serviço de Assistência Especializada de Porto Nacional - SAE, Andysleia Lima, enfatizou sobre o tratamento realizado na unidade do município. “O SAE, já presta seus serviços nessa cidade há mais de 30 anos, antes era chamado de DT - Doenças Tropicais. Carregamos a marca do sigilo, humanização, cuidado, respeito e carinho com todos os usuários. O nosso papel enquanto profissionais é realmente mostrar que a vida não acabou, como muitos imaginam ao iniciar o tratamento contra o HIV ou AIDS”, pontuou, Andysleia.

Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

Tratamento

Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células T CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça.