Prefeitura de Porto Nacional entrega reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do setor Imperial

O local que passa a contar com mais três novas salas de atendimento, trará conforto e qualidade no atendimento

ubs impr                                                                                                                           Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Com vistas a ofertar uma maior qualidade, conforto e desenvolvimento na saúde municipal, a Prefeitura de Porto Nacional entregou na manhã desta sexta-feira, 16, a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Maria Lopes, localizada no setor Imperial, na região sul do município. O local, que foi reformado pela primeira vez há 20 anos, foi ampliado e totalmente reformado com recursos próprios. Dentre os serviços, a criação da sala de curativos, esterilização, expurgo, área de serviço, pintura de toda a unidade, reparos no telhado, estrutura física, além da aquisição de móveis novos. A reforma é fruto de uma indicação do vereador de Porto Nacional, Jefferson Lopes.

Atualmente, a Unidade Básica de Saúde localizada no setor Imperial, possui mais de 2.500 (Dois mil e quinhentos) pacientes cadastrados no território e conta com uma equipe médica formada por Agentes Comunitários de Saúde, enfermeira coordenadora, técnicos de enfermagem da estratégia de Saúde da Família, técnica da sala de vacina, médico, dentista, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de serviços gerais e assistentes administrativos.

ubiptr                                                                                                                              Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, explicou sobre a alegria em ver os benefícios chegando à população. “Apesar da obrigação de realizar serviços como esse na unidade básica de Saúde do Imperial, o nosso coração se enche de alegria e gratidão por sabermos sobre todas as dificuldades que precisamos enfrentar para que isso tudo venha se tornar uma realidade, digo isso, pela questão financeira e burocrática”.

Na ocasião, o gestor também anunciou a construção de pelo menos duas Unidades Básicas de Saúde  para o ano de 2023. “Temos as unidades do Setor Jardim Brasília e do Municipal que precisam de um olhar especial. Queremos anunciar que a partir de 2023 essas duas localidades receberão unidades básicas totalmente novas e com certeza aqui no Imperial e em outras localidades iremos lutar e buscar para que possamos conseguir construir unidades de saúde novas”, finalizou o gestor.

Para a secretária municipal da Saúde, Lorena Martins, a gestão municipal continuará trabalhando em busca de mais benefícios. “O nosso foco é realmente cuidar dos nossos servidores para que eles possam cuidar da nossa comunidade com zelo, qualidade e atenção. A reforma é mais um passo importante para a saúde do município em especial, no Imperial. Iremos continuar trabalhando para que outros locais sejam também contemplados e mais benefícios cheguem à saúde de Porto Nacional”, disse Lorena Martins.

Já os serviços ofertados são, verificação de sinais vitais, antropometria, consulta médica, consulta de enfermagem, atendimento odontológico, acompanhamento da Gestante/Pré Natal, acompanhamento da Saúde da Criança e do Adolescente, exames preventivos (PCCU), acompanhamento da saúde do homem, Saúde do Idoso, consultas com acompanhamento de Nutricionista e Psicólogo. testes rápidos: (HIV, Sífilis, Hepatite B e C), Vacinas, Pesagem para o Auxílio Brasil, procedimentos para administração de medicamentos, curativos, inalações, retiradas de ponto, Regulação de Exames e consultas especializadas. Além de visitas domiciliares, programadas pela equipe composta por Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde, além disso, o local também conta com o planejamento familiar para a realização de laqueadura, vasectomia e a implantação do dispositivo intrauterino - DIU.

Por: Mychelle Tauane