Porto Nacional paga novo piso salarial e retroativos para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias efetivos

No total, 157 servidores efetivos receberam os benefícios já na folha de pagamento do mês de julho

WhatsApp Image 2022 08 12 at 08.37.48                                                                                                                       Foto: Rubens Alves/ Secretaria Municipal de Comunicação

Cumprindo o compromisso de promover melhorias para os servidores da saúde do município, a prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), implementou a adequação da remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) conforme as diretrizes da Emenda Constitucional 120/2022, publicada em maio, no Diário Oficial da União.

Um valor total de R$ 664.415,10 foi pago neste mês de agosto aos 119 Agentes Comunitários de Saúde e 38 Agentes de Combate às Endemias, que passaram a receber o piso nacional de dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.424,00 por mês, substituindo assim o piso anterior de R$ 1.550,00. O pagamento foi calculado de forma retroativa referente aos meses de maio e junho e levou em consideração a carreira de cada um dos profissionais. Do montante total repassado, o município de Porto Nacional liberou um aporte financeiro de 51,11% para completar a folha de pagamento dos Agentes de Saúde e de Endemias.

WhatsApp Image 2022 06 14 at 18.04.24                                                                                                                     Foto: Rubens Alves/ Secretaria Municipal de Comunicação

“Somos cientes da importância do papel dos ACS’s e ACE’s, eles atuam em todos os bairros de abrangência do município, nas zonas urbana e rural, sempre buscando a promoção e manutenção da saúde e do bem-estar da população. O novo piso salarial é resultante de muitos anos de batalha, e esses profissionais merecem todo reconhecimento, cumprimos com a nossa obrigação de garantir um direito aprovado pelo Congresso”, enfatizou o prefeito Ronivon Maciel.

A secretária municipal de saúde, Lorena Martins, frisou em sua fala: “é motivo de muita felicidade para nós honrar esse compromisso e garantir que os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Porto Nacional recebam conforme determina a lei. É imprescindível valorizar nossos servidores, e essa classe é merecedora pelo trabalho de excelência que desempenham, contribuindo para que possamos oferecer uma saúde pública resolutiva”, pontuou.

Agradecida, a Coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde, Maria de Nazaré, disse em entrevista exclusiva: “A satisfação é imensa, agradecemos ao gestor municipal, Ronivon Maciel, por fazer cumprir a lei. Nosso trabalho é árduo, mas em nome da classe reafirmo que nosso comprometimento em dar o nosso melhor é ímpar. Só temos a agradecer por essa conquista tão importante que fará muita diferença nas nossas vidas”, ressaltou.

Por: Nadya Mayara
Secretaria Municipal de Comunicação