Novos conselheiros municipais de saúde de Porto Nacional tomam posse para o triênio 2021-2024

 

O Conselho é formado por 32 membros, 14 tomaram posse nesta quarta-feira, 06

 

IMG 20211006 WA0086                                                                                                 Fotos: Rubens Alves Secom/Porto Nacional

 

Nesta quarta-feira, 06, durante a 308° reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde, realizada no auditório da secretaria municipal de saúde, novos Conselheiros tomaram posse para mandato dos próximos três anos (triênio 2021-2024). Os novos membros da instituição foram nomeados no dia 27 de junho deste ano, por decreto municipal. 

A conselheira Deusina Ribeiro dos Reis Pereira explicou que, “a cada três anos é realizada a Conferência de Saúde, momento em que se discute as propostas para levar a plenário e garantir as melhorias do Sistema Único de Saúde - SUS. E a cada dois anos é realizada votação para a eleição da Mesa Diretora da entidade e das novas conselheiras e conselheiros de saúde. Os Conselhos de Saúde são compostos de forma paritária: 50% de usuárias e usuários (representantes de entidades e movimentos sociais), 25% de trabalhadoras e trabalhadores do SUS e 25% de gestoras, prestadores de serviços do SUS”, frisou. 

Em sua fala, Deusina Ribeiro esclareceu ainda que “dentre os princípios do SUS, a participação ou controle social na saúde destaca-se em importância pois é a garantia de que a população participará do processo de formulação e controle das políticas de saúde”, ressaltou. 

Durante a posse, o presidente do conselho municipal de saúde, Hemerson Pereira Valente, discorreu sobre o papel do Conselheiro e a importância do Controle Social, sendo este o responsável pela fiscalização de todo investimento no SUS. “Cabe aos Conselhos de Saúde fazerem esse acompanhamento dos gestores, secretárias e secretários municipais, secretário estadual de saúde e Ministério da Saúde”, disse.

 

IMG 20211006 WA0100                                                                                                 Fotos: Rubens Alves Secom/Porto Nacional

 

Para a secretária municipal de saúde, Lorena Martins, “o Conselho Municipal de Saúde é uma ferramenta de controle social muito importante que auxilia na administração dos recursos públicos advindos do Fundo Municipal de Saúde, além de promover um trabalho em unidade com a sociedade civil, em prol de uma saúde mais eficiente e humanizada”, pontuou.

 

Presenças

 

Chefe de Gabinete, Marcos Geovane representando o prefeito, Ronivon Maciel, secretária de saúde, Lorena Martins, superintendente de saúde, Domingas Thayse.

 

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Rubens Alves