Prefeitura reinaugura posto de atendimento de saúde do Assentamento Flor da Serra

 

Esta é a primeira vez, em 20 anos, que as instalações da Unidade são reestruturadas

 
IMG 20210913 WA0041 1                                                                          Após reforma, Posto de Atendimento de Saúde do P.A Flor da Serra é reinaugurado

 

Levar melhor atendimento de saúde à comunidade do Projeto de Assentamento – P.A. Flor da Serra e região foi o principal motivo que levou a atual gestão de Porto Nacional priorizar a reforma do posto de atendimento de saúde local, que teve as novas instalações inauguradas na manhã desta segunda-feira, 13. A Unidade de saúde existe desde o ano 2000 e pela primeira vez foi reestruturada, as melhorias trarão mais conforto aos usuários e também aos funcionários da saúde que trabalham naquela região que atende mais de 250 habitantes. 

Pela ocasião da reinauguração, a secretaria municipal de saúde disponibilizou uma Unidade Móvel de Saúde para realizar atendimentos diversos à comunidade, como: clínica médica, enfermagem, coleta de PCCU, odontologia, testagem para IST (Infecção Sexualmente Transmissível) e realização de palestras com profissionais das áreas da psicologia, nutrição e serviço social. 

 

Nova estrutura

 

Na Unidade de Saúde, os moradores contarão com o suporte de profissionais capacitados incluindo, Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Odontólogo, Auxiliar de Saúde Bucal - ASB, Agente Comunitário de Saúde - ACS, Psicólogo e Nutricionistas. A estrutura conta com consultórios médico e odontológico, recepção, triagem, e banheiros individualizados. 

 

Atendimento

 

Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, no horário das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores do P.A. Flor da Serra, o prefeito Ronivon Maciel garantiu a presença diária de um profissional Técnico de Enfermagem para atender a população local. Compromisso que agora está sendo cumprido.

 

Depoimentos

 

“Oferecer ao cidadão um atendimento humanitário de saúde, um tratamento de qualidade e digno que todos merecem, é nossa obrigação enquanto gestor público. Estamos cumprindo com a nossa obrigação de trabalhar em prol do bem-estar da população, com eficiência. Dessa forma, é com muita satisfação e gratidão a Deus, que reinauguramos o posto de atendimento de saúde do Assentamento Flor da Serra”. Com essas palavras o prefeito Ronivon Maciel agradeceu as equipes, especialmente a da saúde, pelo empenho em entregar essa obra e reiterou a alegria e o compromisso de bem administrar o que é público. 

 

flor s1                                                            O Prefeito declarou que a reforma tem o intuito de oferecer ao cidadão o tratamento de qualidade e digno  que todos merecem

 

A secretária municipal de saúde, Lorena Martins, enfatizou a importância da melhoria nas instalações do posto de saúde. “Essa reinauguração é muito importante pois daremos mais qualidade de serviço aos profissionais de saúde e melhor assistência aos moradores que tanto precisam”, pontuou. 

Para o vereador Jefferson Lopes, responsável por levar a demanda da comunidade ao conhecimento do gestor municipal, o sentimento foi de gratidão por ver o pedido dos moradores sendo atendido com tanta presteza. “É muito gratificante ver essa estrutura tão bem equipada sendo entregue em tão pouco tempo. Os moradores vão usufruir de um espaço adequado onde serão atendidos com o devido respeito e dignidade que merecem”, frisou.

Emocionado com o acontecimento, o presidente da cooperativa da região, Vanaldo Carneiro, disse que “em 20 anos, é a primeira vez que vemos o posto de saúde passar por reformas. A população reivindicava essa reforma há muito tempo e muita gente será atendida nesse espaço a partir de agora. Só temos a agradecer, de coração, a todos os responsáveis por essa realização”, agradeceu.

 

Presenças

 

flor s2                                                                                                      Vereadores e secretários da gestão estiveram presentes na reinauguração

 

Prefeito Ronivon Maciel; secretária de saúde Lorena Martins; secretário de produção e desenvolvimento econômico Alcides Serpa; secretário de Administração Emivaldo Pires; secretária de comunicação Meire Almeida; presidente da câmara de vereadores, Rozângela Mecenas; vereadores: Jefferson Lopes, Gustavo do Mini-Box, Geilson Neres, Firmino Rocha, Gilian Fraga, Pim Júnior, João Justino, Henrique Amorim; secretário executivo de produção, Geovane dos Santos; superintendente de infraestrutura, Allef Facundes; superintendente de saúde, Domingas Thayse; diretora da vigilância em saúde, Zenilde Carreiro;  diretora de atenção primária, Bruna Locatelli; coordenadora do Posto de Atendimento Flor da Serra, Naiane Castro e o presidente da cooperativa da região, Vanaldo Carneiro.



Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Dornil Sobrinho