A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo (Secult), realizou, no Museu Histórico e Cultural, a tradicional recepção de um grupo de foliões do Festejo do Senhor do Bonfim da cidade de Brejinho de Nazaré.

Tradição religiosa

Conforme reza a tradição, o grupo é recepcionado na entrada, onde o secretário Arnaldo Bahia, no ato representou o prefeito Joaquim Maia.

Na programação, o secretário reverenciou e conduziu a bandeira, um dos principais símbolos da folia, ao interior do museu, pois de acordo com os devotos esse gesto é uma forma de abençoar as pessoas.

Os foliões entoaram cantorias de pedido e de agradecimento, comumente apresentado ao entrar em um ambiente, ao som da caixa, pandeiro e viola, principais instrumentos tocados na folia. Bem como também abençoaram as pessoas presentes no evento.

Folia do Senhor do Bonfim é recebida no Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional 2

Cultura

Para o secretário Arnaldo Bahia, a folia é uma forma de manter a cultura local e a religiosidade da população do Município. “A preservação da nossa identidade cultural e da religião de nossa gente é muito importante”, frisou.

Everton dos Andes, artista e pesquisador da história e cultura afro-brasileira e popular no Tocantins, contextualizou um pouco sobre a folia pelo país e em Porto Nacional. “As folias pra nós que somos portuenses, têm um significado especial porque em Porto Nacional existem diversos grupos, além dos festejos, por exemplo, da Padroeira Nossa Senhora das Merçês, dos Santos Reis, e da festa do Divino Espírito Santo, onde se realiza umas das maiores festas tradicionais de nossa cidade. Que, aliás, são feitas pelo povo, na rua, no pátio da igreja onde os populares se manifestam, e ali, não só religiosamente, como culturalmente também, através desses cânticos e danças, que são heranças da cultura negra desde o período colonial e que vamos cultuando geração após geração”, observou.

Em seguida, os foliões partilharam um almoço oferecido pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Entre os foliões de Brejinho de Nazaré, está a Sra Maria do Bonfim, 80 anos, que desde criança se dedica à folia com devoção. De acordo com ela, o seu nome inclusive, foi escolhido por causa de uma promessa ao Senhor do Bonfim feita pelo seu pai. Por sua vez, enfatizou o apoio dado pelo Prefeito Joaquim Maia em manter viva essa tradição.

“Essa tradição faz parte de nossa vida, e que esta visita traga as bênçãos do Senhor do Bonfim para todos os moradores de Porto Nacional”, pontuou.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)