Conheça os novos membros do Conselho de Cultura e veja artistas convocados na chamada da Lei Aldir Blanc

Ao todo, o órgão é composto por 10 membros, que terão mandatos bienais, podendo ser reconduzidos uma única vez

Por: Mychelle Tauane/Secom Porto Nacional

WhatsApp Image 2024 03 19 at 15.06.06                                                                                                                       Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Com vistas a construir e fortalecer as políticas públicas da cultura portuense, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da secretaria municipal da cultura e do turismo, realizou na última terça-feira, 10, a solenidade de posse dos novos integrantes do Conselho Municipal da Cultura. Ao todo, o conselho é composto por 10 membros, que terão mandatos bienais, podendo ser reconduzidos uma única vez.

O prefeito de Porto Nacional esteve presente na solenidade e pontuou sobre a escolha dos novos membros. “A nossa prioridade até chegar nesta nomeação foi trazer para este órgão, pessoas da nossa sociedade para nos ajudar a fiscalizar, criar e discutir ações que alavanquem e desenvolva ainda mais a cultura de Porto Nacional. Aqui temos representantes de diferentes segmentos, porém que sabem da importância deste órgão para o município”, explicou Ronivon Maciel.

Na ocasião, o titular da Câmara Setorial de Música e Moda, Everton Dos Andes, falou sobre a importância do conselho. “Somos a Capital da Cultura Tocantinense. Ter um Conselho de Políticas Públicas voltado para a cultura, manterá a nossa cidade viva e sendo cada vez mais destaque no Tocantins e em todo o país. Me sinto honrado por fazer parte do Conselho Municipal da Cultura”, pontuou.

Aldir Blanc

Na ocasião, também foi realizada o resultado final das oitiva da Chamada Pública de Artistas e Trabalhadores do município, com foco na implementação do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR), a fim de dividir   os valores estipulados no plano da ação da Lei no total de R$ 459.059,48 na qual foram depositados na conta do município no dia 28 de dezembro de 2023.

De acordo com o Secult, os valores serão realizados das seguintes formas; para a Câmara Setorial de Música serão quatro prêmios de 7 (sete) mil para canções autorais e 3 (três) prêmios de três mil reais para intérprete. Para a Câmara Setorial Design de Moda serão 3 (três) prêmios de sete mil, que devem incluir estilistas, produtores culturais, maquiadores e costureiras. Para a Câmara Setorial do Artesanato serão 7 (sete) prêmios de três mil reais, individual. Para a Câmara Setorial Artes Visuais/Artes Plásticas serão 3 (três) prêmios de cinco mil reais. Para a Câmara Setorial de Capoeira serão 4 (quatro) prêmios de quatro mil reais. Para a Câmara Setorial de Literatura serão 3 (três) prêmios de sete mil reais. Para a Câmara Setorial do Hip Hop serão 3 (três) prêmios de sete mil reais na categoria autoral. Para a Câmara Setorial do Audiovisual serão 6 (seis) prêmios de sete mil reais divididos entre as categorias de documentários, clipes, animação e desenvolvimento de roteiro; Licenciamento, circulação, exibição, distribuição de obras audiovisuais. Produção de mostras, festivais, oficinas, eventos e formações em audiovisual. Participação em mostras, festivais, oficinas, formações e eventos relacionados ao audiovisual, contando que obedeça os critérios estabelecidos no edital a ser publicado. Para a Câmara Setorial de Cultura Popular serão 2 (dois) prêmios de quatro mil reais. Para a Câmara Setorial de Movimentos Sociais serão 2 (dois) prêmios de cinco mil reais. Para Câmara Setorial de Circo Serão 1 (um) prêmio de cinco mil para a categoria em grupo e 1 (um) prêmio de três mil para a categoria individual. Para a Câmara Setorial de Dança serão 3 (três) prêmios de sete mil reais para a categoria grupo e 3 (três) prêmios para a categoria individual. Para a Câmara Setorial do Teatro serão 3 (três) prêmios de sete mil reais. Distritos, Comunidades Rurais e Comunidades Tradicionais. Na Câmara Setorial de Música Serão 2 (dois) prêmios de sete mil reais na categoria autoral e 3 (três) prêmios de quatro mil reais para categoria intérprete. Para a Câmara do Audiovisual serão 2 (dois) prêmios de sete mil reais. Para Câmara Setorial do hip hop serão 2 (dois) prêmios de sete mil reais. Para a Câmara Setorial de Culturas Populares serão 3 (três) prêmios de quatro mil reais. Cultura Viva, pontões, ponto de Cultura, Associações, entre outros, serão 4 (quatro) prêmios de vinte oito mil seiscentos e noventa e um e vinte um centavos.

Confira a lista dos novos conselheiros

Titular da Câmara Setorial de Música e moda: Everton Francisco da Silva

Suplente: Vanessa Gonçalves da Silva

Titular da Câmara Setorial Artesanato e Artes visuais: Antônio Luiz Ribeiro das Neves