Dia da Mulher: Prefeitura de Porto Nacional inicia comemorações alusivas nos bairros

Eventos serão realizados durante toda a semana e leva até a comunidade brindes, dinâmicas, coffee break e ainda, distribuição de  absorventes reutilizáveis

Por: Mychelle Tauane/Secom Porto Nacional

keilasemahs                                                                                                                    Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Com vistas a homenagear, valorizar e lembrar sobre a importância da mulher, a Secretaria da Assistência Social e Habitação de Porto Nacional iniciou nesta terça-feira, 05, na Praça Vitória Carvalho dos Santos, localizada no Setor Padre Luso, as programações alusivas ao Dia Internacional das Mulheres comemorado anualmente no dia 8 de março. O evento que será realizado durante toda a semana, leva até a comunidade comemorações com brindes, dinâmicas, coffee break e ainda, a participação da concessionária de BRK, que levará durante todos os dias mais de 3 mil brindes, dentre eles, absorventes reutilizáveis que conta com uma duração de até cinco anos.

Durante o evento, a secretária da Semash, Keila Viana, falou sobre a importância da realização. “Trazer essa programação para diversas localidade tem como foco principal, lembrar da importância da mulher na nossa sociedade. Mulher é forte, guerreira e precisa sim ser homenageada e ter momentos de descontração e alegria como o de hoje”, finalizou.

A aposentada, Deuzina Rodrigues, foi até a Praça do Padre Luso, para a festa alusiva e ficou feliz. “Eu nunca vi um evento desse da prefeitura aqui no setor em homenagem a nós mulheres, eu achei muito lindo e me senti especial neste dia dedicado a mim e a todas as mulheres. Só tenho a agradecer a secretaria da Assistência Social por lembrar de nós e fazer com que nos sentimos importantes, foi um momento único e especial, disse Deuzina.

Dia Internacional da Mulher

seseseahaha                                                                                                                           Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

No dia 8 de março de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica em Nova York decidiram entrar em greve, ocupando o local de trabalho para exigir a redução da jornada de trabalho de mais de 16 horas diárias para 10 horas. Essas mulheres, tinham o salário de um terço do que era pago aos homens, enfrentavam condições de trabalho desumanas e injustas.

A trágica dimensão dessas condições foi evidenciada quando um incêndio eclodiu na fábrica, aprisionando cerca de 130 operárias dentro das instalações. Esse terrível incidente resultou na perda de vidas femininas enquanto lutavam por condições de trabalho mais dignas.

Em reconhecimento, o Dia Internacional da Mulher foi oficialmente instituído durante uma conferência internacional de mulheres realizada em 1910, na Dinamarca. Desde então, o 8 de março se tornou um símbolo poderoso da luta contínua pela emancipação e igualdade das mulheres em todo o mundo.

Confira a Programação

05/03 -  08h-  Inauguração da Casa da Mulher Portuense -  Setor Novo Planalto