Porto Nacional adere ao Dia D de mobilização nacional contra a dengue

A ação ocorre neste sábado, 02, e ressalta a importância de cada um fazer a sua parte para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti

Por: Nívea Ayres/Secretaria Municipal de Comunicação

cadtttden                                                                                                                              Card: Antônio Cruz/Secretaria Municipal da Comunicação

Com o risco de epidemia em alguns municípios tocantinenses, Porto Nacional está em alerta e participará do Dia D de mobilização nacional contra a dengue neste sábado, 02. A ação ressalta a importância de cada um fazer a sua parte, parar por pelo menos 10 minutos e olhar o quintal, eliminar os possíveis criadouros do mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

O vírus pode ser transmitido, principalmente, pela picada das fêmeas de Aedes aegypti infectadas. Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2023, foram notificados 884 casos de dengue com 104 confirmações, 274 casos notificados de chikungunya com 98 confirmados e 78 notificações de zika com 6 casos confirmados. Neste ano, em levantamento parcial, já tiveram 143 casos de dengue notificados com 9 confirmados, 7 notificações de chikungunya e um confirmado, 2 notificados de zika com outra confirmação.

Diante dos casos, a médica infectologista do município, Ana Therra, destacou o poder do atendimento de qualidade para a recuperação adequada dos pacientes infectados. “A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. De maneira geral, as fatalidades podem ser evitadas, dependendo da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde”, disse.

WhatsApp Image 2024 02 29 at 17.37.59

Foto: Dornil Sobrinho/Secretaria Municipal da Comunicação

A vacina contra a dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS), entrando no Calendário Nacional de Vacinação em fevereiro de 2024, com a campanha inicial voltada aos municípios prioritários. Porém, mesmo com a existência da vacina, o controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e contenção da dengue.

Como prevenir

A infectologista Ana Therra alerta que, nos períodos fora da sazonalidade, o ideal é adotar medidas de prevenção da doença. Dessa forma, além das ações realizada pelos agentes de saúde, a população deve fazer a sua parte com:

Uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;

Remoção de recipientes, pontos de água parada dos que possam se transformar em criadouros de mosquitos;

Vedação dos reservatórios e caixas de água;

Desobstrução de calhas, lajes e ralos;

Participação das ações de prevenção e controle da dengue executadas no município.