Nova Carteira de Identidade Nacional passa a ser emitida em Porto Nacional

O Documento é feito na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação; no município, cerca de 80% da população está com a Registro Geral vencido

Por: Mychelle Tauane/Secom Porto Nacional

78ba62e2 13e0 4b2b af45 466a30eec227                                                                                                                               Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação - Semash de Porto Nacional iniciou a emissão da nova Carteira de Identificação Nacional - CIN, que inclui tecnologias e elementos de segurança, garantindo a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais.

A grande mudança está no novo padrão nacional e número único para todas as unidades da federação. Em Porto Nacional, cerca de 80% da população está com a CIN vencida, ou seja, sem validade. Para a nova emissão é necessário que o requerente vá até o Instituto de Identificação, localizado na sede da Semash, de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h, munido com Certidão de Nascimento, duas fotos 3x4 atualizadas, comprovante de endereço e CPF. A 1ª via do novo documento está sendo realizada de forma totalmente gratuita e por ordem de chegada e distribuição de senhas.

WhatsApp Image 2024 01 30 at 17.05.43

Foto: Mychelle Tauane/Secom Porto Nacional

Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública e mitiga os problemas de fraudes em todo o país. Tudo isso, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimento públicos e privados. Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também é digital e está no aplicativo GOV.BR.

De acordo com o Coordenador do Instituto de Identificação na Semash de Porto Nacional, Weliton Ribeiro, as carteiras de identidade antigas terão um prazo de dez anos para serem trocadas. “Apesar da nova CNI ser obrigatória só a partir de 2032, nossa expectativa é de que até o final deste ano, mais de 10 mil pessoas sejam beneficiadas com o novo documento aqui na cidade”, explicou.

Endereço

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Porto Nacional está localizada na região central da cidade. Mais informações (63) 3363-5774