Prefeitura e Sebrae apresentam saldo positivo dos convênios entre as duas instituições na área do turismo

Durante reunião, foram apresentados os dados dos projetos executados que apontaram crescimento no trade turístico em Porto Nacional; cidade faz parte do Mapa Turístico do Brasil

Por Anne Karianny Moreira /Secretaria Municipal de Comunicação

709a8da2 d8bf 422d 9345 71e3bdc9a1c0

Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Na tarde desta terça-feira, 16, a Prefeitura de Porto Nacional e o Sebrae apresentaram para os secretários do município os resultados das ações dos convênios entre as instituições. O foco dessa vez foi o saldo positivo do Cidade Empreendedora e das ações referentes ao desenvolvimento do turismo. A reunião aconteceu no auditório do Sebrae e, na oportunidade, também foram apresentadas as propostas de projetos para este ano.

A gerente do Sebrae em Porto Nacional, Milena Lima, afirmou que “os resultados trouxeram bastante desenvolvimento para os nossos empresários com capacitações, saldo positivo com a rota gastronômica, roteiros turísticos e outras ações realizadas com o intuito de fortalecer o turismo na região”. A gerente destacou que o trabalho continua neste ano para que os empresários de Porto Nacional possam crescer ainda mais.

080b81a7 fd33 4d4e bbe5 76cc71c375f5

Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O prefeito Ronivon Maciel pontuou que são mais de três anos de trabalho em parceria com o Sebrae para desenvolver o turismo local. “Nós tivemos a preocupação, desde o início da nossa gestão, de estar ao lado do Sebrae unindo recursos para chegar nesses resultados exitosos, dentro do que foi proposto. Essa parceria veio para que possamos ter uma cidade de mais oportunidades e, em 2024, o trabalho continua no desenvolvimento dessas tantas potencialidades que Porto Nacional possui”, complementou o prefeito.

Também foram relembrados marcos importantes ao longo desses anos de parceria, como a inclusão de Porto Nacional no Mapa do Turismo Brasileiro e a criação da marca turística do município.

Mapa do Turismo Brasileiro
Atualmente, 34 municípios integram o Mapa do Turismo Tocantins. Porto Nacional faz parte das regiões que compõem as serras e lagos juntamente com Palmas, Lajeado, Paraíso, Miracema, Tocantínia e Ipueiras.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo na esfera do desenvolvimento das políticas públicas.

ab1ff303 de91 4dd3 b5d3 3476cf04ad35

Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

“Para que Porto Nacional estivesse dentro do Mapa, foi preciso realizar alguns procedimentos para que ele atendesse os requisitos, como ter um conselho municipal do turismo ativo e possuir um inventário turístico do município. Essas medidas foram colocadas em prática ao longo desses três anos de parceria entre Prefeitura e Sebrae”, afirmou a analista técnica do Sebrae, Admary Monteiro Barbosa.

A partir dessa inserção no Mapa, o município passou a poder pleitear recursos direcionados ao turismo, além de participar de diversos eventos regionais e nacionais de promoção do turismo, o que possibilita apresentar as belezas naturais e os diversos tipos de turismo que a cidade tem a oferecer.