Inédito no Estado, transporte gratuito em Luzimangues beneficiará trabalhadores, estudantes e mães de família

Leis que vão permitir subsídio são sancionadas pelo prefeito; ônibus de graça começa dia 1° de fevereiro

Rose Silva/Secom Porto Nacional

24b8b885 4182 44db a6e5 94aad07d5c68

Fotos:  Rose Silva/Secom Porto Nacional

Nesta quarta-feira, 3 de janeiro, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel oficializou a sanção da Lei Complementar n° 111 (Conselho Municipal do Transporte) e da Lei Complementar n° 109 (Fundo Municipal de Transporte), ambas do final de 2023. Essas normas permitirão a implementação de subsídios para viabilizar o transporte coletivo gratuito dentro do Distrito de Luzimangues.

O subsídio destinado à empresa responsável pelo transporte será de R$ 100 mil mensais. Atualmente, as linhas de Luzimangues atendem 600 passageiros diariamente em trajetos de ida e volta, com o custo individual de R$ 3,25 por cada trecho.

O prefeito de Porto Nacional afirmou que a iniciativa busca facilitar a locomoção da população dentro do distrito. Ele enfatizou que a luta pela gratuidade do transporte é uma demanda antiga e um objetivo almejado pela comunidade local há anos. “Nós estamos com um benefício que acontece em vários locais do mundo, mas é praticamente inédito no Tocantins (pelo menos diariamente). Com essa medida, estamos ajudando trabalhadores, trabalhadoras, mães de famílias, pais de famílias e estudantes que não teriam como arcar com a despesa”, ressaltou o prefeito.

A gratuidade dentro de Luzimangues começa a partir do dia 1º de fevereiro. Ela foi necessária porque a empresa responsável vai acabar com integração gratuita das linhas do distrito com Palmas, o que fatalmente faria muita gente ter de pagar duas passagens.

O vice-prefeito Joaquim do Luzimangues recordou a luta antiga que remonta à época em que ele e Ronivon eram vereadores, com os dois reivindicando transporte de qualidade em Luzimangues, região que não era bem atendida por serviços públicos. “A implementação da gratuidade será um marco fundamental para a população de Luzimangues”, pontuou.

A secretária de Desenvolvimento Distrital, Nassa Silva, recordou a luta de muitas mulheres mães de famílias que já precisaram atravessar a pé a ponte que liga Palmas a Luzimangues para trazer comida para suas mesas. Emocionada, a secretária agradeceu ao prefeito pela iniciativa tão importante para o distrito. “Hoje temos a oportunidade de ajudar quem mais precisa, pois os usuários dos ônibus são as pessoas que realmente não têm outra foram de locomoção”, salientou a secretária.