Cerca de 30 mil pessoas marcam presença do maior evento destinado a cultura, juventude e gastronomia do Estado

Foram seis dias seguidos de atividades que se encerraram no na noite de domingo, véspera de Natal; evento teve mais de 40 empreendedores e 20 atrações musicais

Por: Jornalista Mychelle Tauane/Secom Porto Nacional

semana da culturaaaaaa0102                                                                                                                           Foto: Mychelle Tauane/Secom Porto Nacional

Cultura, juventude e gastronomia: Três junções que deram certo! A 42ª Semana da Cultura e as 3ª edição da Semana da Juventude e Feira Gastronômico, além de movimentar a cidade, alavancou o turismo, evidenciou a gastronomia local e aqueceu a economia portuense. O evento que teve início na última segunda-feira, 18, e foi até a noite deste domingo, 24, reuniu um público de cerca de 30 mil pessoas, 40 empreendedores e mais de 20 atrações musicais. Neste último dia de programação, as ações foram exclusivamente voltadas para as crianças. A Banda D’Vinil, desfile da boiuna, bonecos gigantes, trenzinho da alegria e a distribuição de lanches, garantiram a alegria das crianças.

Durante o evento, o prefeito de Porto Nacional destacou a alegria em poder ver a população prestigiando a realização desenvolvida com foco na valorização local. “Resolvemos fazer os três eventos em uma só estrutura com vistas a diminuir gastos e juntar todas as programações em uma só dando ainda mais evidência e a gente percebe o olhar e a manifestação das pessoas, isso realmente é gratificante, Porto Nacional respira cultura e fico muito feliz de poder está fazendo parte desse momento tão importante, estou muito alegre e satisfeito. Com certeza isso nos fortalece para continuarmos trabalhando para a nossa população”, enfatizou Ronivon Maciel.

sandra wsá s                                                                                                                   Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Já o secretário municipal da Cultura e do Turismo, Fernando Windlin, agradeceu a participação das pessoas durante toda a programação. “Sabemos que muitas pessoas passaram por esse evento movimentando a economia da cidade, apresentando o que há de melhor na nossa cultura, turismo, gastronomia e muitos outros segmentos. O nosso evento foi um sucesso graças ao apoio e a participação da nossa população de Porto Nacional”, disse Fernando.

Cultura

bailarinaoeoe                                                                                                                         Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Mais de 50 programações consolidaram a 42ª Semana da Cultura como uma das melhores já vistas no município. Lançamento de Obras Literárias, entrega da Comenda Dr Francisco Aires e shows de renome nacional e regional como a banda Rastapé e a cantora Sandra Sá, fizeram parte da programação cultural que foi realizada totalmente gratuita pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, em uma área de aproximadamente 20.000 mil metros quadrados.

Juventude

juvvvvvvvvvtddddd E                                                                                                                    Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A 3ª edição da Semana da Juventude foi um sucesso! Realizada dentro da maior semana cultural, o evento que objetivou discutir com a juventude portuense os projetos desenvolvidos dentro da Secretaria Municipal da Juventude, bem como, criar políticas públicas, esteve em um formato diferente e maior este ano. Desfiles, prêmios para influencers, cursos profissionalizantes, palestras e muito mais, foram disponibilizados para os mais de 10 mil jovens que passaram pelo local. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude

Gastronomia

Já a gastronomia também não ficou para trás. A 3ª edição da Feira Gastronômica reuniu em todo o local, uma diversidade de pratos típicos tradicionalmente do Tocantins como, Maria Izabel, Arroz com Pequi, Galinha Caipira, Tucunaré ao molho e frito, dentre outros. A praça de alimentação reuniu cerca de 40 pequenos empreendedores de diversos segmentos culinários.