Obras paralisadas há mais de 10 anos são entregues durante solenidade do aniversário de 162 anos de emancipação política e 285 anos da história de Porto Nacional

O evento que contou com a presença do prefeito Ronivon Maciel e diversas autoridades políticas do Tocantins foi celebrado também em outros pontos da cidade

Por: Mychelle Tauane e Anne Karianny Moreira/Secom Porto Nacionalbolobolo162285                                                                                                                                  Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Festa, animação e muitas entregas marcaram a solenidade alusiva ao aniversário de Porto Nacional que aconteceu nesta quinta-feira, 13, na Praça do Centenário. O evento que contou com a presença do prefeito Ronivon Maciel e diversas autoridades políticas do Tocantins foi celebrado também em outros pontos já que o prefeito e sua comitiva realizaram o descerramento de placa de pelo menos duas Unidades Básicas de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social e a Praça Altamiro dos Santos Burjack (CEAC), localizada no setor Vila Nova. A programação contou ainda com a assinatura do Decreto Habita Porto que de acordo com a Lei Municipal nª 2511, tem por finalidade, desenvolver a política de habitação e interesse social. Em Porto Nacional, o programa envolve por meio da secretaria municipal da Assistência Social e Habitação, a construção de novos empreendimentos, reforma e/ou ampliação em terrenos da própria família beneficiada, além de subsídio complementar e financiamento para servidores públicos.

Com uma vasta programação, Porto Nacional tem muito o que se comemorar. Atualmente, o município tocantinense conta com quase 20 frentes de serviços de infraestrutura no município sendo finalizadas e entregues a população. Obras importantes e de grande anseio da população há décadas, como é o caso da drenagem profunda no setor Jardim Brasília que foi executada e finalizada, porém, por muitos anos provocou transtornos aos moradores que tinham suas casas completamente alagadas durante o período chuvoso.

ubssubsd

A capital da cultura tocantinense está entre as cidades que mais cresce no Tocantins, somente no período de janeiro a junho deste ano, mais de 110 empresas foram abertas e cerca de 2,4 mil novas pessoas foram admitidas formalmente em Porto Nacional. Já o Produto Interno Bruto - PIB, atualmente é de cerca de R$ 2,6 bilhões, superior ao da média do estado do Tocantins. Desse total, 48,5% do valor adicionado advém dos serviços, em seguida vem as participações da administração pública (20%), da indústria (20%) e da agropecuária (12,3%).

Durante o seu discurso, o prefeito Ronivon Maciel se emocionou ao falar da história do povo portuense e suas lutas . “Porto Nacional é uma cidade mãe para todos nós, mãe de grandes personalidades que ao longo dos seus 285 anos de história e 162 de emancipação política, contribuíram para o desenvolvimento e o progresso dessas terras, Porto Nacional desde suas origens sempre foi uma referência para toda a região no antigo norte goiano e agora estado do Tocantins, essa linda história que hoje estamos celebrando foi construída por muitos esforços, suor e lágrimas de tantas pessoas que entregaram o melhor de suas vidas para fazer de Porto Nacional uma cidade conhecida nacionalmente é essa a vocação da nossa cidade, ser protagonista de sua história e da história do Tocantins”, finalizou o prefeito.

Além da assinatura do decreto de implantação do Programa Habita Porto, o prefeito Ronivon Maciel também assinou as Ordens de Serviços  para a reforma e ampliação na Escola Municipal Ernestina Freire Aires e Escola Municipal Águas Lindas, localizada no distrito de Luzimangues. Na ocasião, também foi assinado o documento de Ordem de Serviço no valor de R$ 10 milhões destinado pela bancada federal para recapeamento e pavimentação asfáltica.