Prefeitura de Porto Nacional realiza reunião extraordinária e anuncia medidas de reforço à segurança das escolas no município

Dentre as ações, o prefeito Ronivon Maciel anunciou a criação da patrulha escolar, realização de palestras e orientações aos profissionais da educação e o monitoramento por câmeras de segurança

WhatsApp Image 2023 04 12 at 19.20.59                                                                                                                                                         Foto: Kauan Mad

Após sequências de atentados em escolas de diferentes Estados brasileiros, a prefeitura de Porto Nacional, em ação preventiva, realizou uma reunião extraordinária, na manhã desta quarta-feira, 12, com todas as forças de segurança do município cujo objetivo foi adotar medidas imediatas de proteção, bem como, intensificar a discussão e a execução de estratégias dentro das unidades escolares, afim de garantir a segurança da comunidade escolar. De imediato, o prefeito Ronivon Maciel anunciou a criação da patrulha escolar, contratação de vigias diurnos, os quais deverão ser preparados, bem como promover orientações e palestras para profissionais e alunos de todas as unidades escolares municipais, estaduais e particulares.

Dentre as medidas adotadas, também está a criação de um Comitê de Trabalho e a disponibilização de recursos municipais para investimentos na segurança de todas as escolas municipais, além do monitoramento por câmeras de segurança, 24 horas, em todas as 30 escolas do município.

Em pronunciamento, Ronivon Maciel tranquilizou a população e afirmou que o município de Porto Nacional tomará todas as medidas necessárias e imediatas para garantir a segurança nas unidades escolares e que reuniões periódicas serão realizadas a partir de hoje com o foco na criação de diversas medidas de segurança. “Usaremos a administração municipal para ofertar segurança dentro das escolas, o que tiver ao nosso alcance para garantir que os nossos alunos estejam seguros, iremos fazer imediatamente. A escola é fundamental para a formação de bons cidadãos e não vamos deixar que o medo e a insegurança de levar os filhos para a escola chegue até a nossa população portuense”, garantiu o prefeito.

De acordo com o subcomandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Major Emerson Rodrigues Moura, a polícia militar já está monitorando todos os locais e o efetivo em alerta. “A Polícia Militar do Tocantins está atenta e em alerta máxima a fim de evitar esses ataques em escolas e o 5º Batalhão de Polícia Militar de Porto Nacional não está sendo diferente, já estamos realizando rondas nas proximidades das escolas e em parceria com a Polícia Civil, investigações preventivas para identificar possíveis ataques, também estão sendo realizadas com tecnologia de ponta”, destacou.

Além das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, os vereadores, secretários municipais, Conselho Municipal de Segurança e o vice-prefeito Joaquim do Luzimangues também participaram do encontro.

Por: Mychelle Tauane