Após 16 anos: Guarda Municipal é fortalecida e modernizada pela gestão do prefeito Joaquim Maia

 

WhatsApp Image 2019 05 27 at 12.01.49

A Guarda Municipal, órgão de segurança da Prefeitura de Porto Nacional participa, além de suas funções e atribuições operacionais, dos vários eventos promovidos no Município. E mais uma vez, para garantir a diversão de famílias e turistas durante a alta temporada das Praias Porto Real e de Luzimangues, os agentes se fazem presentes, visando oferecer mais segurança a essa parcela da população.

WhatsApp Image 2019 07 20 at 16.49.08

A presença ostensiva e correta da corporação durante o veraneio tem estabelecido um clima de tranquilidade, prevenindo e inibindo crimes.

WhatsApp Image 2019 07 20 at 16.55.44

O balanço tem sido positivo, conforme o comandante dos Agentes, José Filho dos Santos, que ressalta ainda, que os servidores do órgão têm tido êxito em suas atividades, por realizarem ações preventivas logo no pórtico de entrada que dá acesso à Praia Porto Real.

WhatsApp Image 2019 07 20 at 16.55.41

Com o auxílio de detectores de metais, 28 guardas municipais estão trabalhando com checagem rigorosa para conter a entrada de materiais e/ou instrumentos cortantes e letais que tragam risco à vida humana.

“Trabalhamos na fiscalização de trânsito, e no serviço preventivo e ostensivo quando nos deparamos com o fato. Na Praia Porto Real estamos trabalhando nas duas entradas de acesso às embarcações, tanto das voadeiras quanto da balsa. Além disso, controlamos as filas e contemos a entrada de animais, armas brancas e de fogo. Qualquer instrumento cortante ou perfurante, como o vidro, que pode ser utilizado como arma, é apreendido”, explicou o Comandante da Guarda.

A organização das filas da balsa e dos barcos fica por conta da Guarda, em razão de precaver transtornos aos visitantes.

O reforço tem se estendido por todo o mês de julho e a atenção é redobrada aos sábados e domingos, quando nesses dias é considerável um aumento de pessoas. O comandante informou, ainda, que não houve nenhuma ocorrência grave, como tentativa de homicídio, em função da realização rigorosa de fiscalização e revista.

Os agentes da Guarda Municipal estão na Praia Porto Real, atentos à movimentação das pessoas e prontos para intervir, sempre que necessário.  

Fortalecimento e Valorização

A Administração Municipal tem promovido avanços na Guarda Municipal, que há quase 17 anos vem prestando serviços à comunidade portuense. O prefeito Joaquim Maia vem contribuindo significativamente para mudar a realidade da segurança no município, as condições de trabalho dos agentes, além de proporcionar um melhor atendimento à população.

WhatsApp Image 2019 07 25 at 10.53.17

Todo o efetivo de segurança já recebeu fardamento operacional novo, frota nova de veículos, além da promoção dos profissionais. Iniciativas inéditas, desde que o gestor assumiu o comando do município. Os carros são resultado de recursos oriundos de emendas parlamentares do deputado federal, Vicentinho Júnior.

WhatsApp Image 2019 05 26 at 18.25.13

WhatsApp Image 2019 05 27 at 11.59.19 1024x680

WhatsApp Image 2019 07 25 at 10.53.21

O comandante da corporação, José Filho ressaltou os ganhos em equipamentos e estrutura, além da Banda Mestre Adelino que ganhou novos instrumentos. “Com certeza a gestão Joaquim Maia e Ronivon Maciel foi a que mais fez pela Guarda Municipal de Porto Nacional, cuidando e valorizando a categoria”, enfatizou. 

WhatsApp Image 2019 07 25 at 10.53.14

WhatsApp Image 2019 07 25 at 10.53.08

WhatsApp Image 2019 05 27 at 12.01.41

Criada em 2002, a Guarda Municipal passou a ter estatuto próprio em 2015. É uma instituição de caráter civil e uniformizada, e armada, porém, atualmente não possui armamento, somente cassetete, algema e equipamentos não letais, como spray de pimenta, gás lacrimogênio, dentre outros instrumentos.

A Guarda é composta, atualmente, por 41 Agentes de Segurança, sendo 28 destinados ao trabalho com as rondas e ações de trânsito e 13 que fazem parte da Banda de Música Mestre Adelino.

WhatsApp Image 2019 07 25 at 10.53.16

De acordo com o secretário-executivo de Segurança Pública do município, Miguel Ângelo, é mais que notória a atual realidade da Guarda Municipal, no contexto da segurança pública de Porto Nacional.

“No decorrer desses quase 17 anos de existência da Guarda em Porto Nacional, nunca na história dessa instituição se teve a infraestrutura de material, fardamento em condições e viaturas. Com o empenho do prefeito Joaquim Maia, hoje a realidade é de uma Guarda Municipal que é vista e reconhecida”, disse o Secretário.

WhatsApp Image 2019 07 25 at 10.53.01

“A instituição passou aí 14 anos sem ser percebida pela comunidade. Hoje a Guarda é um braço forte no que tange à segurança pública de Porto Nacional, mesmo sendo uma instituição ainda não armada, mas que, é um intuito que nós temos de alcançar. E em todos os lugares onde nós temos aglomerações da população portuense, a GM está de prontidão, sempre em condição de fazer a segurança dos eventos do município, e até mesmo das ruas”, pontuou Miguel Ângelo.

Além de vigiar os bens, serviços e instalações municipais, colaborar com a segurança pública, preservar o patrimônio público, histórico e ambiental da cidade, os guardas municipais de Porto Nacional têm competência para orientar e fiscalizar o trânsito.

A Guarda de Porto Nacional é comandada pela Secretaria-Executiva Municipal da Segurança Pública e pelo Departamento Municipal de Trânsito.

Banda de Música Mestre Adelino

Depois de 16 anos, a Banda de Música da Guarda Municipal de Porto Nacional recebeu novos instrumentos. Fundada em 1998, teve como Regente, na época, o músico trompetista Manoel Messias de Lima, coordenou, elaborou e orquestrou os arranjos da banda. Atualmente é regida pelo Maestro Edinaldo Teixeira de Lima.

A Banda Mestre Adelino tem o intuito de desenvolver uma aproximação entre a Guarda Municipal e a sociedade portuense, e é fruto de um trabalho de seriedade, dedicação e estudo de seus integrantes.

Medida Prejudicial

Medida interposta pelo Ministério Público Estadual retirou das ruas de Porto Nacional, desde o ano passado, 14 guardas municipais que são músicos e foram proibidos de continuar atuando no trânsito e no patrulhamento ostensivo da cidade. Medida que apenas desajuda e prejudica a população.

Em tempos de muitas dificuldades sociais, onde a segurança pública, como dever do Estado, não é cumprida em sua integralidade, a decisão não leva em consideração a proteção da comunidade, que fica prejudicada. A Prefeitura só lamenta a decisão em desfavor da sociedade portuense.

 

Texto: Jornalista Luciana Macedo

Fotos: Dornil Sobrinho/Rodrigo Alves

Secretaria Municipal da Comunicação