Porto Folia 2023: Carnaval de Porto Nacional registra mais de 70 mil pessoas durante cinco dias de festa

O evento foi realizado entre os dias 17 e 21 de fevereiro, no Espaço Cultural Beira Rio, localizado na Orla de Porto Nacional

Vitor Easy Resize.com 1                                                                                                                       Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Matinês, desenterro da Buiúna, axé, sertanejo, tecnobrega e muita animação marcaram os cinco dias de Porto Folia 2023 realizado após mais de dois anos devido a pandemia mundial da Covid-19. Mais de 20 bandas comandaram o carnaval portuense em uma área de mais de 20 mil m² localizado no Espaço Cultural Beira Rio, localizado na Orla de Porto Nacional.  O evento realizado pela prefeitura de Porto Nacional reuniu aproximadamente 75 mil foliões em uma estrutura de dois palcos principais, praça de alimentação com mais de 40 empreendedores e um esquema de segurança reforçado dentro do local. O carnaval foi realizado entre os dias 17 e 21 de fevereiro, no Espaço Cultural Beira, localizado na Orla de Porto Nacional.

Este ano, o público contou com uma novidade extra: a volta de blocos e camarotes dentro do circuito carnavalesco trouxe uma dose a mais de animação após anos. Foram seis camarotes e um bloco que continuavam a festa até as 06 horas da manhã, após a última atração da noite nos palcos da prefeitura.

O prefeito Ronivon Maciel fez questão de acompanhar de perto os cinco dias de festa e destacou: “Estamos felizes com a realização do Porto Folia 2023, foram cinco dias de muita festa, animação e alegria, sabemos da importância de fazermos eventos como o carnaval, para fomentar o comércio, rede hoteleira e aquecer a nossa economia portuense. Isso faz total diferença”, pontuou.

Já o arquiteto, Pietro Silva, que veio da cidade de Porangatu - GO para curtir o carnaval em Porto Nacional, falou sobre a estrutura do local. “Vim de Porangatu para curtir o Porto Folia 2023 com amigos e fiquei impressionado com a enorme estrutura da prefeitura, o evento é muito grande,  porém, tudo é realmente muito organizado, Esse foi um dos meus melhores carnavais”, disse Pietro.

Saúde

Já a saúde, não ficou para trás e objetivando alertar a população sobre os cuidados e a prevenção da saúde realizou o Bloco da Saúde, com mais de 20 serviços à total disposição dos foliões. Para isso, cerca de 30 profissionais estiveram envolvidos na operação que contou com a distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial, testes rápidos, distribuição de kits de higiene bucal, pintura facial, dentre outros. Além do trabalho de educação em saúde, a prefeitura municipal montou uma super estrutura para atendimentos aos casos de urgência e emergência, em um posto fixo,  fiscalizações sanitárias das barracas do circuito carnavalesco e nas ambulâncias do município e do Serviço Móvel de Urgência - SAMU.

Segurança

Sem nenhuma ocorrência graças a uma segurança conjunta entre a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran e Guarda Municipal que durante as cinco noites de Porto Folia 2023, contou com  reforço 24 horas no circuito carnavalesco e em toda a cidade. De acordo com a secretaria municipal da Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, somente dentro do circuito, aproximadamente 40 policiais militares, 15 guardas municipais, 6 agentes de trânsito do Detran e 20 bombeiros civis e militares, foram os responsáveis por fazerem a segurança dos foliões todos os dias. Além do efetivo, o circuito também contou com uma estrutura totalmente fechada, detector de metais nas entradas e a proibição de garrafas e materiais cortantes.

Por: Mychelle Tauane