Prefeitura de Porto Nacional recebe plano preventivo de Ação Emergencial da Barragem São João

O documento visa prevenir toda a população que reside ou frequenta as áreas impactadas

WhatsApp Image 2021 11 26 at 13.00.47                                                                                                                            Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Marcílio Parente, acompanhado do presidente da Agência de Regulação, Serviços e Meio Ambiente de Porto Nacional, Fabrício Machado, receberam na manhã desta sexta-feira, 26, na sala de reuniões da prefeitura, o Plano Preventivo de Ação Emergencial da Barragem São João, entregue pela BRK Ambiental e apresentado pelo responsável nacional de Segurança de Barragens da empresa, Wagner Ferreira.

A exibição foi baseada nos quatro pilares do plano que são a prevenção, diagnósticos, sistema de comunicação e estudo base para rota de fuga, caso haja a possibilidade de enchente ou rompimento da barragem no município. O foco do Plano é preparar e prevenir toda a população que reside ou frequenta as possíveis áreas impactadas, para a possibilidade de uma enchente ou acidente no local.

Durante a reunião o secretário Marcílio Parente, explicou que "a apresentação feita pela companhia de água e esgoto, responsável pela barragem, tranquiliza no quesito de segurança dos moradores, principalmente do setor Jardim Querido e ribeirinhos do Ribeirão São João”. O gestor da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil ressaltou que “atualmente a barragem está segura e sem absolutamente nenhum risco de um possível rompimento. Além disso, mais trabalhos de prevenção serão tomados junto aos moradores", frisou.

Por: Mychelle Tauane