Agosto Lilás: Prefeitura de Porto Nacional promove ações referentes à campanha contra violência doméstica em Luzimangues

Palestras e Rodas de Conversas aconteceram na Escola Jacinto Bispo Arantes e Unidade Básica da Região Norte do Distrito

agosto lilas1                                        As ações em alusão ao mês de conscientização em combate da violência contra a mulher, estarão acontecendo durante todo o mês de agosto

Com o objetivo de conscientizar um maior número de pessoas sobre a importância de erradicar todo o tipo de violência praticada contra as mulheres, a Secretaria Municipal da Assistência Social – Semas, de Porto Nacional realizou nesta segunda-feira palestras e rodas de conversas, no Distrito de Luzimangues. As ações alusivas à Campanha Agosto Lilás, aconteceram na Escola Jacinto Bispo Arantes e na Unidade Básica de Saúde da Região Norte do Distrito e contou com a presença do Prefeito Ronivon Maciel.

Durante sua fala, o Prefeito Ronivon Maciel destacou a necessidade de intensificar as ações de prevenção não apenas durante o mês de agosto, mas em todas as circunstâncias. O prefeito lembrou que “após sofrer violências, muitas mulheres ficam com vergonha ou medo de denunciar. Nós, como poder público, precisamos intensificar e promover cada vez mais ações de prevenção, que possibilitem a diminuição dos índices de violência dentro do nosso município”, ressaltou.

A Secretária da Assistência Social Keila Viana Maciel, explicou que o município estará com ações intensas em prol da prevenção e combate à violência contra a mulher durante todo o mês de agosto. “Estamos trabalhando diuturnamente para que a informação e as nossas ações em alusão ao Agosto Lilás cheguem a todas as mulheres da nossa cidade. Para isso iremos realizar diversas ações como rodas de conversas, palestras e oficinas em benefício das nossas mulheres”, afirmou.

Agosto lilás 2                      A campanha tem o objetivo de promover cada vez mais ações de prevenção, que possibilitem a diminuição dos índices de violência dentro do município

A palestra realizada na Escola Jacinto Bispo foi proferida pelo Psicólogo Plácido Medrado e abordou sobre a “A importância de falar sobre violência contra a mulher em todos os serviços, saúde, educação, assistência social e judiciário”. De acordo com Plácido Medrado “a mulher não deve se calar e não deve romantizar por achar que não foi nada demais”, alertou.

As ações em alusão ao mês de conscientização em combate da violência contra a mulher, estarão acontecendo durante todo o mês de agosto, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.

O 'Agosto Lilás' surgiu para celebrar a criação da Lei Maria da Penha – sancionada em 7 de agosto de 2006.

Todas as medidas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde - OMS contra a pandemia da Covid-19, estão sendo cumpridas.

Texto: Mychelle Tauane

Fotos: Dornil Sobrinho