Prefeitura de Porto Nacional entrega à comunidade a primeira Unidade Municipal de Referência à Covid-19 do Tocantins

WhatsApp Image 2020 07 10 at 10.33.42 Unidade Municipal de Referência à Covid-19 de Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), entregou à comunidade portuense na manhã desta sexta-feira, 10, a primeira Unidade Municipal de Referência à Covid-19, do Tocantins. O local vai atender casos suspeitos e confirmados da doença, fazer testagens, avaliação médica e alta de pacientes. A equipe multiprofissional é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, núcleo de monitoramento e vigilância em saúde, recepcionista, coordenador, servidores da área administrativa e de serviços gerais. A Unidade está localizada no setor Nova Capital, ao lado do Ceme e SAE, e bem próxima à Unidade de Pronto Atendimento do Município (UPA). Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e, também, aos feriados.

Na estrutura, oito salas compõem o prédio, sendo uma recepção, uma sala de acolhimento, três consultórios médicos e de enfermagem, uma sala de observação com capacidade para até cinco pacientes, uma sala de preparação de medicamentos, uma sala de testagem, dois banheiros e lavanderia.

WhatsApp Image 2020 07 10 at 10.33.44 1Sala de Acolhimento

A Unidade é um complemento ambulatorial. Totalmente organizada e habilitada, dentro dos critérios técnicos do Ministério da Saúde (MS) e da Vigilância Sanitária para acolher, de forma resolutiva, humanizada e de qualidade, todos os pacientes de Covid-19, com os contatos primários e casos suspeitos. Os atendimentos serão pré-agendados e direcionados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e UPA.

WhatsApp Image 2020 07 10 at 10.33.43

Corredor de acesso às salas

Os casos leves, foco do atendimento, são os sintomas de síndrome gripal com febre leve, tosse seca, dor de garganta, falta de paladar e olfato, desconforto respiratório e dores no corpo. Porto Nacional realiza, por dia, cerca de 200 testes para identificação da doença.

A Secretaria da Saúde de Porto Nacional evidencia que para a realização das testagens, existem protocolos a serem cumpridos, como a avaliação clínica ou de enfermagem. Os testes só poderão ser feitos com prescrição médica.

A nova unidade segue todos os parâmetros do Ministério da Saúde, por isso conta também com a organização do distanciamento e sala de isolamento.

WhatsApp Image 2020 07 10 at 10.33.46Sala de Observação

WhatsApp Image 2020 07 10 at 10.33.46 1

WhatsApp Image 2020 07 10 at 10.33.47Consultório médico

WhatsApp Image 2020 07 10 at 10.33.44

Consultório de enfermagem

A secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, chamou a atenção da população para uma reflexão sobre o comportamento. “A Unidade Municipal de Referência à Covid-19 está à disposição e as UBSs continuam sendo a porta de entrada para o acolhimento das pessoas com sintomas inerentes à Covid-19, contudo se precisa do comportamento consciente de cada um, de que a melhor forma de enfrentamento da Covid-19 é com o uso obrigatório de máscara em qualquer local do Município, o distanciamento social e o isolamento social voluntário, saindo de casa somente se necessário. O vírus é invisível e está numa celeridade muito grande e todo o Estado. A adesão de todos é fundamental”, observou.

WhatsApp Image 2020 07 10 at 10.02.29

Secretária Municipal da Saúde, Anna Crystina Brito com o kit Covid-19

Ao chegar na Unidade, o paciente será notificado com síndrome gripal para Covid-19 e passará a ser monitorado pela equipe de vigilância em saúde do Município. Ao mesmo tempo, assinará um termo de consentimento livre e esclarecido, onde ele se co-responsabilizará em fazer o isolamento social obrigatório.

Os fluxogramas de atendimento dos pacientes da Unidade de Referência serão referenciados pelas UBSs para avaliação, acompanhamento médico e medicamentoso, e recebimento do kit Covid-19 para os casos confirmados.

xxxxxk

Notificações e termos consentimento disponíveis na Unidade

Texto: Umbelina Costa

Fotos: Dornil Sobrinho