Coordenadora do CEO de Porto Nacional foi a única no Tocantins a concluir curso online pela Universidade Federal de Pernambuco

WhatsApp Image 2020 06 26 at 12.57.06

Sec. Mun. da Saúde, Anna Crystina; Coord. Técnica CEO, Elyne Regiane e a Diret. de Atenção Especializada, Cristiane Nunes

A coordenadora técnica do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Porto Nacional, a dentista Elyne Regiane dos Santos Gomes, foi a única gestora em todo o Estado a concluir o curso 100% online específico em Gestão de Centro de Especialidades Odontológicas, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela foi indicada pela coordenação estadual de Saúde Bucal do Tocantins, em janeiro de 2019, para fazer a capacitação. O curso foi realizado de abril a junho do mesmo ano, com carga horária de 20 horas. A profissional teve 100% de presença e notas máximas nas avaliações.

O curso objetivou qualificar os profissionais no gerenciamento dos serviços do CEO, melhorando o desempenho na oferta das ações de saúde bucal para a população. Outro ponto importante foi o de melhorar o alcance na certificação dos próximos ciclos do PMAQ-CEO – Programa Nacional de Melhorias do Acesso e da Qualidade dos Centro de Especialidades Odontológicas.

Desde 2017, início da atual gestão municipal, que o CEO de Porto Nacional vem crescendo e se destacando, justificado pelo alto desempenho dos profissionais dentistas que lá atuam. Agora, ainda mais, se encontra em um elevado patamar de trabalho e conhecimento técnico, reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS), através da Avaliação do 2º ciclo do PMAQ, no final do ano de 2019, onde recebeu uma Certificação destaque.

"O curso foi oferecido para os coordenadores dos CEOs do todo o Brasil, e a coordenadora Elyne o fez com êxito. Foi a única a concluí-lo, no Estado do Tocantins, e isso refletiu, consideravelmente, o compromisso e a competência da profissional para que o CEO ganhasse premiação, alcançasse todos os indicadores que são pactuados para a Unidade, e qualificasse, ainda mais, o serviço prestado à comunidade. Recentemente o CEO foi reconhecido pelo Ministério da Saúde, um reflexo dos investimentos e processos de trabalhos sólidos, os quais se dão, inclusive, a partir da qualificação dos profissionais", disse satisfeita a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito.

Após terminar o curso, referência nacional pela UFPE, Elyne colocou em prática o aprendizado, incrementando assim todo o sistema de atendimento e execução dos trabalhos.

“A qualificação profissional no CEO é importantíssima. Se inicia através da formação profissional e a busca pelo aprimoramento das habilidades para a execução das funções específicas demandadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do Centro. Os novos conhecimentos vieram para conquistar e almejar um sucesso de atendimento e tratamento odontológico aos pacientes. Estou feliz e honrada em participar dessa gestão e de poder colocar em prática o que aprendi até agora”, disse a coordenadora do CEO Porto Nacional, Elyne Regiane.

CEO no Brasil

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) também compõem o Sistema Único de Saúde, estão presentes em mais de 800 municípios brasileiros, e são referência em saúde bucal no país. As unidades contam com equipes formadas por técnicos e auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas especializados.

O acesso dos brasileiros à saúde bucal deve ser extremamente fácil e ilimitado, fazendo com que os usuários do SUS consigam atendimento rápido e tratamento concluído. A agilidade no atendimento, aliada aos diversos serviços odontológicos oferecidos, faz com que um dos principais objetivos da gestão seja ter uma gerência/coordenação responsável e de qualidade.

Brasil Sorridente

No CEO tem Brasil Sorridente! Programa do Ministério da Saúde que é uma Política Nacional de Saúde Bucal. Tem mudado a Atenção Bucal no Brasil e reorganizado a Atenção Básica em saúde bucal, objetivando ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito

Uma série de medidas tem garantido ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e qualidade de vida de todos.

Texto: Umbelina Costa

Foto: CEO