COMUNICADO

 

WhatsApp Image 2020 03 27 at 10.37.14 

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) está ocorrendo em todos os postos de saúde do Brasil, desde o dia 23 de março de 2020.

Este ano, em decorrência da 'Emergência em Saúde Pública' pelo Coronavírus, a campanha foi antecipada e dividida em três etapas:

1ª etapa (23/03/2020): vacinação dos idosos e profissionais da saúde;

2ª etapa (16/04/2020): vacinação dos professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

3ª etapa: (09/05/2020): vacinação de crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob cumprimento de medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Devido a esta situação atípica, vivida mundialmente, e que levou a antecipação da campanha de vacinação, informamos que o envio das doses da vacina contra a Gripe pelo Ministério da Saúde (MS) aos Estados foi de 67% - para o público da primeira etapa, ficando o quantitativo restante para ser enviado assim que fosse produzido. O MS não tem estoque de doses da vacina.

Com isso, salientamos que as doses serão enviadas aos municípios assim que forem produzidas pelo fabricante, o que poderá gerar falta de doses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Pedimos a compreensão de todos, e ressaltamos que assim que o estoque for reabastecido, as doses serão encaminhadas às UBSs para vacinação do público prioritário de cada etapa.

 

 

Secretaria Municipal da Saúde