Porto Nacional recebe Oficina de Capacitação para elaboração da Política e do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde do Tocantins 3

Porto Nacional sediou a oficina de Elaboração da Política e do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde (EPS) do Tocantins, no auditório do ITPAC Porto. Organizado pela Secretaria de Estado de Saúde, através da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde, Dr. Gismar Gomes, o encontro teve como objetivo promover discussões voltadas para a elaboração tanto da Política quanto do Plano Estadual de EPS-TO, com representantes de saúde dos municípios.

O Estado é dividido em oito regiões de saúde, sendo elas temáticas; Amor-Perfeito, Bico do Papagaio, Médio Norte Araguaia, Cerrado Tocantins Araguaia, Cantão, Capim Dourado, Ilha do Bananal e Sudeste. E cada região, vivenciará uma oficina.

Nessa oportunidade foram apresentados vários tópicos pertinentes como: construção de conceitos, o que é educação permanente, porque que é importante o movimento de educação permanente no SUS, exposições de vídeos, e trabalhos em equipes.

A oficina foi conduzida pela equipe de facilitadores da Escola Tocantinense do SUS, Margarida Araújo Babosa, Angelita Kellen Freitas de Miranda e Henrique Medici.

Capacitação

Para a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, que participou da capacitação, definiu o encontro como um trabalho grandioso, por fortalecer a qualificação profissional dos trabalhadores da área, para a transformação das práticas de saúde a partir da realidade local e dos processos de trabalho.

“A oficina teve como participação os secretários municipais de saúde, e os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde que compõem a região de saúde Amor-Perfeito, que abrange Porto Nacional e mais 12 municípios. Então, esses Municípios são organizados dentro dessa região de saúde em nível de rede municipal e estadual. Porto Nacional é referência em atenção especializada em alguns procedimentos em consultas e exames. No entanto, esses secretários vieram com os técnicos, além da equipe de Porto Nacional e participaram dessa oficina que foi organizada pelo Estado”, explicou Brito.

Plano Estadual

A facilitadora Margarida Araújo, explicou a metodologia abordada nas discussões. “A dinâmica aqui são de dois dias de oficinais. As oficinais são conduzidas por meio de metodologias ativas, onde buscamos a participação efetiva dos profissionais. A ideia é de sair dois produtos daqui que serão subsídios para a construção da política e para o plano de ação, que resultará num plano para o Estado. Ou seja, por enquanto um plano de nível regional, mas depois vai ser consolidado como um único plano, após um fórum que será realizado”, resumiu Araújo.

Além dos gestores regionais de saúde, participaram da oficina, enfermeiros, dentistas, cirurgiões-dentistas, entre outros profissionais da área.

“Hoje nós estamos concentrando as atividades para a construção da política e amanhã é mais direcionado para o plano de educação permanente, em que os municípios da região amor-perfeito junto com Porto Nacional vão fazer discussão de propostas. Vamos construir um plano que vai ser desenvolvido no Estado como um todo, atendendo as necessidades das regiões. E o município de Porto Nacional está nos ofertando toda estrutura e articulação para que pudéssemos estar recebendo todos os representantes de saúde da região amor-perfeito”, frisou Angelita Kellen Freitas de Miranda, também facilitadora da oficina.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)