Porto Nacional é o primeiro município do Tocantins a realizar a coleta seletiva de lixo de porta em porta

WhatsApp Image 2020 02 10 at 11.56.00 1

Reunião entre as Secretarias Municipais do Planejamento e Infraestrutura com a nova empresa coletora de lixo de Porto Nacional, Goldem Ambiental

A Prefeitura de Porto Nacional, através das Secretarias Municipais do Planejamento, habitação, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia - Superintendência-Executiva de Meio Ambiente; e da Infraestrutura - Superintendência-Executiva dos Amigos do Meio Ambiente (AMA) reuniu-se com a nova empresa coletora de lixo, Goldem Ambiental. Na pauta, discussões sobre a coleta seletiva de lixo que será feita pela nova empresa, uma novidade para a comunidade.

As Secretarias Municipais de Planejamento e da Infraestrutura atuarão juntas, tecnicamente, para a implantação da coleta seletiva. Num primeiro momento foi uma reunião de alinhamento para a definição das principais estratégias de trabalho. A partir daí haverá o passo a passo para conseguir concretizar a coleta seletiva em Porto Nacional.

WhatsApp Image 2020 02 10 at 11.56.00

Secretário Municipal da Infraestrutura Cleyovane Lemos com a representante da Goldem Ambiental, Roberta

O secretário-executivo de Meio Ambiente, Eduardo Benvindo da Cunha, informou que as equipes estarão auxiliando na parte técnica, de planejamento, e em como será a sensibilização e mobilização da comunidade portuense.

WhatsApp Image 2020 02 10 at 11.56.06

Secretário-executivo de Meio Ambiente, Eduardo Benvindo da Cunha

A Associação de Catadores de Lixo do Município ganhará reforço, sendo envolvida no processo. A Associação terá a ajuda de maquinários, suficientes para realizar a coleta seletiva de porta em porta.

Porto Nacional nunca teve coleta seletiva de lixo, e o prefeito Joaquim Maia, pensando na preservação da saúde de todos, como também do meio ambiente, trouxe essa grande inovação.

WhatsApp Image 2020 02 10 at 11.56.06 1

As mobilizações acontecerão no circuito do carnaval - CarnaFolia 2020, nas escolas municipais e estaduais, nos órgãos públicos do Município, hospitais, enfim, em todos os lugares, para que a sociedade portuense saiba que mais um paradigma foi quebrado. Porto Nacional pode sim fazer a coleta seletiva de lixo.

A Goldem Ambiental já iniciou os trabalhos de coleta de lixo, com três caminhões novos, garantindo assim um melhor desenvolvimento dos trabalhos. Novas rotas para o recolhimento de lixo serão incluídas no trajeto, como os Assentamentos Prata e São João, bem como, todos os Distritos que fazem parte do Município.

WhatsApp Image 2020 02 10 at 11.56.04

Texto: Umbelina Costa