Porto Nacional encerrou a Campanha Maio Amarelo nesta quarta-feira, 31

Ao longo do mês, ações educativas no trânsito foram realizadas em todo o município

mahl

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Na manhã desta quarta-feira, 31, a prefeitura municipal de Porto Nacional, por meio da Superintendência de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, realizou o encerramento da Campanha Maio Amarelo, com o tema definido pelo CONTRAN em 2023: NO TR NSITO, ESCOLHA A VIDA. A solenidade, que reuniu autoridades, vereadores, servidores do DETRAN/TO, da Polícia Militar, Saúde, Educação e Guarda Municipal, reforçou o compromisso do município em defender a educação no trânsito pelo bem-estar da população.

Segundo o superintendente de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Marcílio Parente, foram realizadas blitz educativas em frente às escolas públicas da rede estadual e municipal e em escolas particulares em todos os bairros do município, no distrito de Luzimangues e em dois assentamentos sendo o Capivara e Flor da Serra com distribuição de panfletos informativos, bem como palestras esclarecedoras.

Também foram ministradas palestras em diversos outros segmentos da sociedade, como Unidades de Saúde e em empresas privadas, além de treinamento prático com os colaboradores da empresa Energisa.

O prefeito Ronivon Maciel esteve presente no ato e pontuou que o município trata com seriedade a importância de se debater e difundir a educação no trânsito. “A conscientização é a nossa melhor estratégia, a gestão municipal tem buscado desenvolver e realizar ações que resultem na diminuição dos acidentes de trânsito propiciando mais segurança para os cidadãos. Adotar comportamentos mais seguros é primordial. Nos próximos meses adotaremos uma série de inovações em segurança na cidade, o trabalho de fato não para porque o nosso compromisso é com a população. ‘No trânsito, escolha a vida’”, concluiu.

Em seu discurso durante o evento, o superintendente Marcílio Parente ressaltou: “O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. É uma satisfação enorme estarmos encerrando a Campanha no dia de hoje com resultados expressivos e ciência de que fizemos um excelente trabalho pela preservação da vida em nosso município. Uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, que colocou em pauta o tema segurança viária e mobilizou toda a sociedade. O sentimento é de dever cumprido”, destacou.

Escolas atendidas: 30
Palestras em empresas privadas: 06
Pessoas abordadas e orientadas aproximadamente: 5.000
Alunos conduzindo veículo sem possuir CNH: 50
Palestras nas Unidades de Saúde: 03
Panfletos distribuídos: 6.000
Cartilhas distribuída “A Criança no Trânsito”: 800
Material pedagógico distribuído: 65

Observação:
Os alunos abordados conduzindo veículo sem possuir CNH, tiveram os veículos retidos, aguardando o responsável habilitado, onde os mesmos foram orientados sobre as penalidades e os perigos de entregar um veículo a pessoa não habilitada.

Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação