PREFEITURA INVESTE NA DIGNIDADE DA PESSOA IDOSA EM LUZIMANGUES

25-04-2017 11H 32

210

Grupo reunido no Cras-Luzimangues

A Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretária de Assistência Social, está desenvolvendo ações voltadas para o resgate da dignidade e cidadania da pessoa idosa de Luzimangues. As atividades são voltadas para o lazer e a saúde dos idosos, proporcionando os direitos básicos como a retirada da carteira do idoso e inscrição em programas sociais do governo federal e municipal.

Ao assumir a gestão, o Prefeito Joaquim Maia, determinou que fossem implementadas todas as políticas públicas voltadas para a promoção da pessoa idosa focando, sobretudo, no direito à saúde e nas ações que lhes garantam mais qualidade de vida.

Uma vez por semana os idosos participam do encontro que é realizado na sede do CRAS - Centro de Referência e Assistência Social. Durante as reuniões os idosos recebem avaliação médica e participam de atividades de lazer.
Segundo a Diretora de Assistência Social em Luzimangues, Maria da Balsa, o objetivo é inserir os idosos em um ambiente de integração com a comunidade, onde eles possam receber orientações do dia a dia e os cuidados necessários para a sua saúde.

Texto/fotos - Soares Filho
Dentro da programação, os idosos contam com oficinas e palestras educativas voltadas para melhoria da qualidade da pessoa idosa.

211

Uma das primeiras ações da Diretoria de Assistência Social ao iniciar a gestão, foi criar a Associação dos Idosos de Luzimangues, que elegeu o senhor Francisco como o presidente provisório até que seja realizada uma eleição. O objetivo da Associação é fazer com que eles se unam em busca de seus direitos.

O encontro dos idosos de Luzimangues acontece todas as quintas-feiras na sede do CRAS que fica localizado no Setor Vilage Morena.

Dos 39 idosos já cadastrados pela Coordenação, 28 já estão participando dos encontros.