Transporte coletivo é pauta de reunião no Ministério Público em Porto Nacional

O intuito foi discutir sobre a implantação do transporte coletivo na cidade

WhatsApp Image 2022 08 25 at 18.02.03                                                                                                      Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 25, na sede do Ministério Público em Porto Nacional, foi novamente discutida  a necessidade  da implantação de transporte coletivo no município. O assunto havia sido debatido anteriormente em audiência que aconteceu no dia 15 de agosto, ocasião em que gestores, estudantes e a comunidade expuseram suas opiniões a respeito da situação.

O objetivo desta reunião conduzida pelo Promotor de Justiça, Luíz Antônio Francisco Pinto, que contou com a presença do prefeito, Ronivon Maciel, do presidente da Agência Municipal de Regulação, Serviços Públicos e Meio Ambiente – ARPN, Fabrício Machado, do procurador geral do município, Murilo Porfírio, e da diretora da Universidade Federal do Tocantins Campus - Porto, Etiene Fabbrin, foi discutir uma forma viável de atender às solicitações da população.

O presidente da ARPN, Fabrício Machado, explicou: “hoje tivemos uma reunião de alinhamento da audiência pública que aconteceu no dia 15 de agosto, então ficou estabelecido que o município pediu um prazo de 30 dias para fazer um processo de contratação de uma empresa para fazer uma rota que em um primeiro momento atenderá a população de uma maneira geral. E com esse contrato emergencial, fazer os estudos e estabelecer as tarifas para que se faça uma licitação num contrato de 5 anos para garantir transporte coletivo universalizado para todas as pessoas que precisam em Porto Nacional”, concluiu.

O gestor municipal ressaltou em sua fala: A gestão tem um desejo muito forte de efetivar o transporte público na nossa cidade, está no nosso plano de governo. No dia de hoje tivemos a grata oportunidade de poder retornar ao Ministério Público, para apresentar algumas propostas em relação ao atendimento. Sabemos que existe toda uma problemática com a questão da viabilidade para implantação do serviço, mas faremos todo esforço, inclusive colocando subsídio se for necessário para que tenhamos coletivos equipados, paradas de ônibus bonitas, com wi-fi, com tudo que  nosso povo merece”, enfatizou.

O Promotor de Justiça, Luíz Antônio Francisco Pinto, que conduziu a audiência declarou: “estamos muito felizes com o andamento da audiência, pois o município na figura do prefeito demonstrou muito interesse em solucionar a questão do transporte público em Porto Nacional, e não só para os estudantes mas para toda a comunidade em geral”, frisou.

“O prefeito trouxe propostas, a parte representante que foi a UFT demonstrou muito interesse em colaborar, inclusive num primeiro momento cedendo um ônibus da própria faculdade, mediante um Termo de cooperação técnica, até que sejam feitos os procedimentos licitatórios necessários para a resolução da situação. Então, o Ministério Público como um tutor de políticas públicas avalia como muito proveitosa a audiência, e acredito que em breve teremos o transporte público implantado no município”, destacou o Promotor.

Muito contente, a diretora da Universidade Federal do Tocantins Campus - Porto, Etiene Fabbrin, disse: “hoje tivemos um grande progresso, algo que não tivemos durante anos. Estamos caminhando para a efetivação da implantação de um transporte público de qualidade, o que sentimos é que a prefeitura municipal está empenhada em resolver essa questão na nossa cidade. O benefício será para toda a sociedade, confio que essa será a gestão que irá trazer uma resolução histórica”, pontuou.

Por: Nadya Mayara

Secretaria Municipal de Comunicação