NUTA E MUSEU DE ZOOLOGIA JOSÉ HIDASI DEVEM SER INSERIDOS NO ROTEIRO GEO-TURÍSTICO DE PORTO NACIONAL

28-03-2017 11H 46

155

Durante a manhã desta quarta-feira, 22, por recomendação do prefeito Joaquim Maia, o secretário da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia, esteve visitando acompanhado do superintendente da Cultura, Geovane dos Santos, e do diretor da Cultura, Marcelo Alessandro, o Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta), e o Museu de Zoologia José Hidasi, ambos pertencentes à Unitins - Fundação Universidade do Tocantins.

156

A equipe da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo foi recepcionada pela coordenadora geral do Nuta, Antônia Custódia Pedreira, conhecida como Professora Neta, que ressaltou a importância do Nuta para a preservação da cultura tocantinense, e pelo superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Marcos Aurélio Câmara Zimmermann.

O Nuta faz parte do centro de pesquisa da Unitins, que coordena, desenvolve, orienta e executa estudos e pesquisas na área específica de Arqueologia, na área de Patrimônio Histórico Cultural e Natural e na área de Paleontologia, posicionando o Tocantins no cenário arqueológico nacional.

Segundo o secretário Arnaldo Bahia, a intenção da visita é a inserção do Nuta e o Museu de Zoologia José Hidasi no roteiro geo-turístico de Porto Nacional, visando transmitir conhecimentos geográficos, ambientais, arquitetônicos e históricos da região, revalorizando assim a memória-sócio espacial da cidade, por parte da sociedade local, dos turistas e comunidade acadêmica.

Outra questão discutida na oportunidade foi à elaboração do termo de cooperação entre Iphan e Prefeitura, para a realização das ações de preservação do patrimônio cultural, local.
A coordenadora geral do Nuta, Professora Neta, ressaltou a relevância das parcerias entre Prefeitura e as instituições. “Eu achei muito importante, e fiquei muito feliz, porque é a primeira vez que acontece uma iniciativa como esta em parceria entre as instituições existentes em Porto Nacional. Principalmente as instituições de ensino que tem muito a contribuir, e também a receber. Esse é um processo que vai levar ao desenvolvimento, e provocar com que Porto Nacional se torne um polo de atração também turística, porque nós complementamos junto com o patrimônio unificado, com o Museu Histórico, o Nuta, a UFT, e o Museu José Hidasi”, disse a coordenadora. Após apresentação do acervo salvaguardado do Patrimônio Cultural Tocantinense, e terem conhecido o universo da pesquisa arqueológica e paleontológica, foram presenteados com um Kit de livros e revistas sobre projetos do Nuta.

157

O segundo destino da equipe da Secult durante a manhã, foi à visitação ao Museu de Zoologia José Hidasi, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que na ocasião foram recebidos pelo coordenador do Núcleo de Zoologia e Taxidermia (NZT), Marcus Vinicius Moreira Barbosa. No Museu a equipe do Turismo pode conhecer o acervo, as atividades desenvolvidas, e as dificuldades encontradas pela instituição. Também estiveram acompanhando a visitação, os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Eduardo Ribeiro, e de Administração e Finanças, Senivan de Almeida.

Ascom Secult- Luciana Macedo