Prefeitura e Sebrae realizam capacitação para guias, condutores e agências ligadas ao turismo

A ação faz parte do projeto Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Porto Nacional

Culturars vc

Foto: Divulgação/Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, em parceria com o Sebrae, realizou mais uma capacitação para os empreendedores locais que atuam como guia turístico, condutores locais e agências de turismo. O curso “Condutor de Turismo Local” aconteceu nos dias 11 e 12 no Centro Histórico e no auditório do Sebrae.

38612a93 fc5c 4fb0 8704 7df7da46d2c4

Foto: Divulgação/Secom Porto Nacional

Ministrado pelo instrutor de turismo Maicon Dimbarre e com a participação do convidado especial Flávio Ribeiro, guia nacional de turismo e proprietário de Agência de Viagens, o curso abordou técnicas básicas na condução do turista durante passeios e outras atividades relacionadas, e contou também com aulas teóricas e práticas no Centro Histórico e no Lago de Porto Nacional.

A Gerente do Sebrae, Millena Lima, destacou que essa capacitação vem ao encontro das estratégias e ações descritas no Projeto Desenvolvimento Sustentável em Porto Nacional que é a qualificação e profissionalização dos produtos para que os profissionais estejam preparados e gerem a melhor experiência possível aos turistas. “Hoje, Porto Nacional tem vários cenários oportunos para o turismo e estamos capacitando os empreendedores. Esse curso especificamente foi para trabalhar as pessoas que vão receber o turista, pois a primeira impressão é o que fica. Por isso, é importante ter cuidado na recepção, nesse primeiro contato do turista”, pontuou.

4be6baf6 8900 4c6f 9241 41e5e17e04ad

Foto: Divulgação/Secom Porto Nacional

Millena salientou que, após esse convênio, muitas pessoas que faziam esse trabalho de agência e condutor de turismo não eram formalizados e hoje atuam de maneira mais profissional e regularizados. “Todo esse receptivo é importante para que o turista tenha um guia capacitado para que ele possa voltar e recomendar nossa cidade para outras pessoas”, finalizou a gerente.

culturoteiro

Foto: Divulgação/Secom Porto Nacional

O secretário da Cultura e do Turismo, Fernando Windlin, corroborou o desenvolvimento da cidade a partir do projeto. “Conseguimos perceber o quanto o nosso comércio ligado ao turismo tem evoluído, não apenas em questão de melhoria de produtos e serviços, mas também em relação à mentalidade dos nossos empreendedores de perceberem a importância de buscar capacitação e a regularização do seu negócio”.

Parceria
A Prefeitura e o Sebrae possuem convênio do projeto Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Porto Nacional desde setembro de 2021 e contou com a publicação de edital para que os empreendedores interessados em participar pudessem aderir às atividades ofertadas. Desde o início das atividades, já foram realizados diversos cursos, oficinas e capacitações para os empresários que atuam direta e indiretamente na área do turismo.

Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação