Comitiva de Porto Nacional comemora balanço positivo da missão e visita técnica às cidades de Natividade-TO e Pirenópolis-GO

 

Foram seis dias de busca por conhecimento para desenvolver as vocações e as potencialidades da Capital da Cultura

 

WhatsApp Image 2021 10 31 at 18.36.30                                                                                                  Fotos: Ângela Dantas/Divulgação Secult


Comitiva de Porto Nacional,  composta por membros da secretaria municipal da cultura e do turismo, representantes do Sebrae, empresários de diversos segmentos e representantes da cultura local, que participaram da missão e visita técnica realizada pela prefeitura municipal em parceria com o Sebrae, às cidades de Natividade – TO e Pirenópolis - GO, retornaram à cidade neste sábado, 30. O objetivo da equipe foi conhecer projetos de desenvolvimento do turismo desses municípios, com o intuito de executar em Porto Nacional as estratégias que foram promissoras para o êxito do setor nessas duas cidades.


O secretário municipal da cultura e do turismo, Fernando Windlin, ressaltou que “a missão teve os seus objetivos alcançados, superou as expectativas inclusive. Foi um intercâmbio cultural sensacional de muito conhecimento, visitamos várias pousadas, restaurantes, conhecemos a cultura e principalmente como essas cidades vendem a cultura local e como eles recebem os turistas para conhecerem os atrativos turísticos. Participamos de uma palestra muito importante sobre a integração das secretarias e o quanto é essencial o trabalho em união, tudo com o objetivo maior que é o bom atendimento ao turista”, destacou. 


Segundo o secretário, Pirenópolis é uma cidade em que a principal veia econômica é o turismo, algo que também queremos explorar em Porto Nacional, para que além do agronegócio, do comércio forte, além de uma cidade polo educacional com as faculdades, seja também uma cidade que tenha o turismo como alternativa de desenvolvimento para as pessoas. “O turismo se faz com parcerias, sozinha a gestão não consegue, estamos buscando o desenvolvimento com apoio do Sebrae, alinhando com os empresários, o sucesso é atingido se trabalharmos em conjunto, de forma integrada. A missão técnica nos mostrou várias situações que muitos não conheciam, abriu nossos olhos e mentes”, pontuou.

 

WhatsApp Image 2021 11 01 at 09.25.34                                                                                               Fotos: Ângela Dantas/Divulgação Secult

 

A diretora municipal do turismo, Ângela Dantas, falou sobre a viagem e disse que “essa missão técnica foi de grande importância, porque fez os nossos empreendedores visualizarem como o turismo transforma uma cidade. Vimos em Natividade e Pirenópolis as mesmas características daqui, sendo que Porto Nacional agrega ainda mais, porque nós temos o lago, essas outras cidades não tem um lugar para explorar o turismo náutico. Aqui temos tudo, o náutico, religioso, histórico, cultural, voo livre, a praia permanente”, enfatizou.


A diretora ainda destaca a empolgação dos integrantes da comitiva, de acordo com ela “os empreendedores voltaram com os olhos brilhando, com vontade de fazer a diferença aqui em Porto, puderam ver que temos sim muito potencial. Foram momentos de muito aprendizado e troca de experiências com o poder público dessas cidades e empresários que nos explicaram sobre o que fizeram para promover o desenvolvimento nos respectivos municípios. Retornamos com uma bagagem muito boa de conhecimento e de entusiasmo para implantarmos aqui ótimos planos para o desenvolvimento do setor turístico”, declarou. 

 

Millena Lima, analista técnico/gestora do Projeto, falou sobre o objetivo do projeto. "O Sebrae Tocantins veem atuando fortemente em toda cadeia produtiva do Turismo, entendendo como uma das grandes potencialidades do nosso Estado. E Porto Nacional, tem toda a ambiência, neste sentido o Sebrae em parceria com a Prefeitura de Porto Nacional, estão com Projeto “Desenvolvimento do Turismo Sustentável de Porto Nacional”, com o objetivo de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios do município, estimulando a inovação, criatividade e a competitividade dos produtos e serviços turísticos", frisou. 

 

A analista/técnico gestora ressalta: "neste Projeto em seu plano de trabalho, umas das ações de sensibilização foi uma visita técnica de benchmarking a um destino turístico referência e que se assemelha a realidade local ao qual está sendo desenvolvido o referido projeto. Assim escolhemos os municípios de Natividade-TO e Pirenópolis-GO por toda sua organização, rota turísticas formatadas e governança atuante, com essa vivência podemos sensibilizar todos os entes do nosso trade ao qual puderam participar desta missão. Foram várias visitas, troca de experiências, palestras, com Empreendedores de vários segmentos do Trade turístico do local. Os empreendedores portuenses puderam ter durante 5 dias uma experiência enriquecedora trazendo não só para seu empreendimento mas também para todos os demais participantes do Projeto muito conhecimento e possibilidades para que o Turismo em Porto Nacional faça parte da Rota das Cidades Turísticas de Sucesso", explicou.

 

A Médica e empresária Maria Lívia, que integrou a comitiva, falou com entusiasmo da experiência. A missão técnica foi muito importante para o desenvolvimento não só do meu estabelecimento, mas para o desenvolvimento e crescimento do turismo de Porto Nacional, todos os empresários que participaram da missão viram a necessidade da união tanto dos empresários quanto da prefeitura de Porto Nacional em parceria com o Sebrae, foi uma proposta muito acertiva. Parabéns ao Sebrae e a Prefeitura de Porto Nacional, grata pelo previlégio de participar desta missão, concerteza todos nós juntos iremos alavancar o turismo em Porto Nacional com muito sucesso", pontuou.

 

O comerciante Zeca Rufo, declarou estar muito contente pela participação na missão. "Essa viagem foi muito especial e importante, para mim e para todos os outros empresários de todos os segmentos. A gente aprendeu muito, conhecemos pontos históricos de Natividade e Pirenópolis, com guias maravilhosos, contato com o prefeito e Sebrae dessas cidades. Fomos muito bem recepcionados, eu estou feliz demais, e motivado. A prefeitura municipal e o Sebrae estão fazendo um trabalho de excelência, tirei minhas dúvidas e consegui absorver muito conhecimento nessa missão", afirmou.



Por: Nadya Mayara/Secom

Foto: Ângela Dantas/Divulgação Secult