Empresários portuenses participam do 1º Seminário de Turismo do município

Acordo de Cooperação de Resultados e a apresentação do Projeto da Ruas das Flores marcaram a solenidade

Acordo de resultados                                                                                                                               Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Visando potencializar o turismo na Capital da Cultura Tocantinense, a prefeitura de Porto Nacional, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, realizou nesta quinta-feira, 14, na Choperia Beira Rio, o 1º Seminário do Turismo - Porto Nacional na Rota das Cidades Turísticas de Sucesso, que tem por finalidade apresentar aos empresários os atrativos turísticos da cidade e suas potencialidades.

O evento, promovido inicialmente aos empresários do trade turístico do município, contou com diversas oficinas com o intuito de incentivar e ajudar os empresários a aprimorarem e desenvolverem seus empreendimentos, buscando o sucesso de seus negócios. Além de apresentar o projeto de turismo aos empresários de Porto Nacional, foi assinado um Acordo de Cooperação de Resultados e apresentado o Projeto da Ruas das Flores.

Ronivon Maciel disse que “Porto Nacional além de ser um berço da cultura tocantinense, é também rica em atrativos turísticos que devem ser melhor examinados e investidos. O 1º Seminário do Turismo da história de Porto Nacional traz exatamente isso, valoriza o que temos de melhor e capacita todos os envolvidos pelo turismo do município, com foco nos empresários. Acreditamos que o turismo dentro da nossa cidade tem tudo para crescer nos próximos anos, proporcionando geração de emprego e resultados significativos para a economia local”, comentou.

Já o Secretário Municipal da Cultura e do Turismo, Fernando Roberto Windlin, falou sobre a importância de gerar mais oportunidades à população, de forma a potencializar tanto a cultura quanto o turismo. “O município precisa de uma Gestão Municipal que tem esse olhar especial, sabemos o quanto é importante gerar oportunidade à toda a população, estamos trabalhando para colocar Porto Nacional em evidência e acima de tudo, gerar oportunidades e renda para a população”, destacou.

Em sua fala, o Coordenador Estadual de Turismo do SEBRAE-TO, Alex Veras, explicou que fomentar os pequenos negócios ajudará positivamente no desenvolvimento do turismo. “97% dos negócios dentro do trade turístico são dos micro e pequenos empresários, esses são os que mais movimentam, empregam e lidam diretamente com a riqueza do Produto Interno Bruto - PIB, por isso a importância da parceria entre a Prefeitura de Porto Nacional e o SEBRAE, que tem o intuito de ajudar, reestruturar, sensibilizar e até profissionalizar toda a cadeia produtiva do turismo em Porto Nacional”, explicou.

O Médico Raimundo Pedreira, que pretende criar uma pousada no Centro Histórico da cidade, entendeu o Projeto idealizado pela Prefeitura de Porto Nacional e afirma que o município irá se desenvolver positivamente na geração de emprego e renda através do turismo. “Precisei sair para estudar fora e nesse meio tempo percebi que as pessoas de cidades grandes sentem falta dessa regionalização que a nossa cidade tem. Resolvi vestir a camisa do turismo de Porto Nacional por acreditar no grande potencial que o município tem”, pontuou o jovem empreendedor.

foto capa turismo                                                                                                                            Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Porto Nacional

O 1º Seminário do Turismo de Porto Nacional está inserido no Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo no município, idealizado pela prefeitura em parceria com o SEBRAE Tocantins e tem como principal objetivo o desenvolvimento sustentável do turismo e a valorização da vocação local, como a pesca esportiva, o turismo religioso, a promoção do centro histórico, da gastronomia, da praia, do artesanato, dentre outros.

“O que nós estamos buscando é a estruturação do comércio de Porto Nacional e a potencialização do turismo em nosso município. Por isso, essa parceria com o SEBRAE foi firmada, para promover o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o Prefeito Ronivon.

Projeto Rua das Flores

A Rua das Flores, localizada no Centro Histórico de Porto Nacional, tem seu registro histórico anterior ao início do século XX, conforme os registros do Arquivo Histórico do Estado de Goiás, sobre a cobrança de décima urbana de Porto Nacional para o exercício de 1910. Naquele ano a Rua das Flores tinha 34 casas, sendo a mais numerosa entre todas, pois contava com 14 ruas e largos (área urbana espaçosa), num total de 251 casas.

O Projeto tem a intenção de aumentar o ânimo da população, criar trabalho e renda, tornando a Rua das Flores um local atrativo no comércio, no turismo e dando maior visibilidade, segurança e beleza ao município.

Texto: Mychelle Tauane