Louvores fé e adoração marcam o Dia de Nossa Senhora das Mercês, Padroeira de Porto Nacional

A celebração eucarística acontece durante todo o dia e conta com missas e carreata

merces 1                                                                                                                              Foto: Kauan Mad/Secom Porto Nacional

O novenário com o tema “A exemplo de Maria somos missionários”, teve início no último dia 15 de setembro e contou com total apoio da Prefeitura de Porto Nacional. Devido a Covid-19, a festa da padroeira, considerada a maior da paróquia, foi realizada de forma híbrida ou seja, on-line, através do canal no youtube da Catedral de Porto Nacional e presencial, para isso, foi necessário criar toda uma estrutura objetivando evitar a propagação do vírus durante a solenidade religiosa, o uso obrigatório da máscara, álcool em gel 70% e aferição de temperatura, foi uma das obrigatoriedades para a entrada na igreja matriz de Porto Nacional, que teve sua capacidade reduzida para 80% de acordo com o novo decreto municipal.

As missas desta  sexta-feira, 24, estão sendo presididas durante todo o dia pelos Padres, Douglas Lira, Jucimar Ribeiro e o Monsenhor Jones Ronaldo, a expectativa é que centenas de fiéis assistam a solenidade religiosa.

Além da comunidade católica, o Prefeito, Ronivon Maciel, a primeira-dama, Keila Viana, secretários municipais e outras autoridades, estiveram presentes na celebração eucarística.

Nossa Senhora das Mercês

Nossa Senhora das Mercês é uma das designações atribuídas à Virgem Maria na Igreja Católica. A devoção originou-se na Espanha, daí também sendo conhecida por Nossa Senhora das Mercês, foi popularizada pelos frades da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada por São Pedro Nolasco. Foi considerada protetora dos cristãos cativos dos mouros na África, principalmente os marinheiros e mercadores subjugados no Mar Mediterrâneo. A devoção chegou a Portugal, onde difundiu-se de Alenquer para Santarém e para Lisboa. A devoção foi trazida pelos frades mercedários para o Brasil, onde floresceram diversas confrarias, formadas principalmente por escravos, os quais consideravam Nossa Senhora das Mercês padroeira de sua libertação.

Texto: Mychelle Tauane