Curso para elaboração de projetos culturais capacitou 33 pessoas em Porto Nacional e Luzimangues

 

O curso foi ministrado pelo artista portuense Everton dos Andes e contou com 18 formandos em Porto Nacional e 15 no distrito de Luzimangues. 

 

IMG 20210903 WA0021                                                                                O curso capacitou 33 pessoas para Elaboração de Projetos Culturais

Com o objetivo de qualificar os artistas a terem domínio da técnica de elaboração de projetos, para a captação de recursos em editais públicos e privados e leis de incentivo, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, capacitou 33 pessoas para Elaboração de Projetos Culturais. O curso foi ministrado pelo artista portuense Everton dos Andes e contou com 18 formandos em Porto Nacional e 15 no distrito de Luzimangues. 

Os concluintes do curso elaboraram 33 projetos de naturezas diversas. Em Luzimangues foram desenvolvidos vários projetos voltados para as comunidades dos Projetos de Assentamentos – P.A.s, além de outros com foco na cultura popular e urbana. Já em Porto Nacional as produções tiveram foco na natureza urbana, desde oficinas a planos para feiras, passeios turístico culturais e também festivais. 

De acordo com o instrutor Everton dos Andes, o principal alvo foram os Editais do Estado, que serão lançados brevemente, segundo informações da própria Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa - ADETUC. “Esses projetos serão submetidos a Editais e nós estamos finalizando agora a parte de revisão de todos eles para depois encaminhar aos alunos, juntamente com a certificação. É satisfatório ver que eles adquiriram independência técnica e que serão capazes de elaborar os seus próprios projetos”, pontuou. 

Everton dos Andes falou ainda da felicidade de acompanhar o desempenho dos participantes. “Eu fiquei muito satisfeito com o desempenho dos alunos, todos muito interessados, acredito que eles amadureceram muito culturalmente falando a partir do ponto de vista do conhecimento das legislações, da cultura, das políticas públicas, do papel do Estado, do papel do artista dentro da sociedade”. Segundo ele, houve um crescimento qualitativo muito grande por parte das pessoas que participaram do curso e adiantou que novas etapas surgirão. 

 

IMG 20210903 WA0017

                                                                    Everton dos Andes falou da felicidade com o desempenho dos participantes

 

O músico disse ainda que devido ao momento de Pandemia não foi possível promover o curso nos distritos de Pinheirópolis e Escola Brasil, mas que estudos e ajustes devem ser feitos com a Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Nacional para viabilizar essa realização.



Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Everton dos Andes