Curso para Elaboração de Projetos Culturais inicia em Luzimangues nesta terça, 17

A capacitação é voltada para a classe artística e vai contemplar 20 pessoas, sendo 10 em cada turno

 

PROJETO CULTURAL Easy Resize.com 1                                                        O curso será ministrado pelo artista tocantinense de renome, Everton dos Andes.

A Prefeitura Municipal de Porto Nacional por meio da Secretaria da Cultura e Turismo está promovendo Curso para Elaboração de Projetos Culturais, para a classe artística. A capacitação inicia nesta terça-feira, 17 e vai contemplar 20 artistas de todas áreas e produtores de eventos culturais que passaram por seleção para o preenchimento das vagas, sendo 10 no período da tarde; das 14 às 17 horas e 10 à noite; das 19 às 22 horas, de segunda a sexta-feira. 

O curso será ministrado pelo artista tocantinense de renome, Everton dos Andes e dispõe de uma carga horária de 60 horas e visa qualificar os artistas a terem domínio da técnica de elaboração de projetos, para a captação de recursos em editais públicos e privados, e leis de incentivo.

Everton dos Andes é especialista em História Social e História da África e da cultura Afro Brasileira, graduado pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Venceu inúmeros editais ao longo de sua brilhante carreira. O artista é também consultor convidado da Fundação Nacional de Artes-FUNARTE, como curador do Prêmio Nacional Pró-cultura. 

Para Everton, a capacitação é uma oportunidade para o artista portuense se qualificar nessa área técnica, tendo em vista que muitas vezes a pessoa executa bem a arte, mas quando se depara com a parte administrativa não possui experiência, e por isso deixa de ter acesso a muitos recursos. 

“Um exemplo é o recurso da Lei Aldir Blanc, que poucos portuenses foram contemplados pois não sabiam fazer projeto. Esse curso visa sanar essa deficiência, porque o método é aprender a fazer fazendo. Ao final do curso todos os alunos já terão seus projetos prontos e estarão aptos a escrever outros projetos caso tenham necessidade”, afirmou  Everton.

 

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Divulgação Secretaria da Cultura e Turismo