DOCUMENTÁRIO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E MÚSICA CONTEMPLADO PELA LEI ALDIR BLANC É LANÇADO NO YOUTUBE

MATÉRIA PROJETO

Com a proposta de visibilizar e enaltecer o estudo da história e da cultura local de Porto Nacional, tendo como documento de investigação a música produzida pelos compositores portuenses. Já está disponível na plataforma youtube, do canal A Caçada da Buiuna e os Bonecos Gigantes, o documentário: ‘Diálogo Central Patrimônio Histórico e Música’.

O documentário é dividido em dois episódios. O primeiro, abre um panorama geral e apresenta o tema em voga, os conceitos, a bibliografia consultada, os autores, e, um pouco da trajetória de vida de cada um deles.

Já no segundo episódio, tratam da análise crítica das obras selecionadas para estudo e reflexão. A análise das obras, tem como objetivo, revelar aspectos pouco conhecidos da história social de Porto Nacional, bem como demonstrar, o cancioneiro local, pode ser utilizado como ferramenta e fonte de investigação histórica, por estudiosos e interessados na cultura e história regional.

O projeto é dirigido pelo artista Everton dos Andes, professor de História Social, História da África e da Cultura Afro-brasileira e Graduado em Letras Inglês, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Segundo o autor, o projeto é destinado a todos os públicos, mas de forma especial, visa atender estudantes, estudiosos, pesquisadores, educadores e pessoas que tenham interesse em conhecer de modo mais aprofundado a história local, por meio da obra dos compositores e intérpretes portuenses.

“Assista e compartilhe nosso documentário, dê a sua contribuição, auxiliando na divulgação desse material. Fica o recado de Porto Nacional, a Capital da Cultura do Estado do Tocantins”, destaca o artista.

SOBRE O DOCUMENTÁRIO

O autor conta que o documentário é baseado em um artigo escrito para uma publicação da (UFT), através do Projeto Roteiro Geoturístico no Centro Histórico de Porto Nacional, dirigido pela Professora Dra. Rosane Balsan, do Curso de Geografia da UFT.

“No trabalho, analisamos a presença do patrimônio histórico local, na obra musical dos compositores portuenses, antes e depois da construção do Lago da Usina de Lajeado. Investigamos e debatemos criticamente, os impactos causados pelo surgimento do Lago, sobre o patrimônio histórico arquitetônico edificado em Porto Nacional, e, como esses impactos afetaram a composição do artista local”, conta o artista.

Ele ainda explica que para efetivar a análise, reuniram oito canções de sete compositores locais: Bey Ayres, João Berckman Torres, Elizeu Lira, Sitõe, Everton dos Andes, Célio Pedreira, e a dupla Tom e Lulu.

“A trilha Sonora de abertura e encerramento, vem do CD Suciologia, de Everton dos Andes, e traz um magnífico solo do Grande Guitarrista e Produtor Musical Manoel Cordeiro, da cidade de Belém, na Música intitulada: Por Água Abaixo, uma parceria de Everton dos Andes e Dorivã,” frisou.

PRODUÇÃO

O Projeto Diálogo Central e Música foi produzido pela Empresa Everton dos Andes.com e teve Alisson Junior Chaves, como VideoMaker.

O projeto foi patrocinado pela Lei Aldir Blanc, no Município de Porto Nacional, com recursos do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Tocantins, Prefeitura Municipal de Porto Nacional.

Por Dandara Maria Barbosa/Secom com Informações da Asessoria do Projeto